
Certificados

Resumos Estendidos – Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2021
PROGRAMAÇÃO
Dia 1º/12 – Quarta-feira
- 14h ás 15h30 – Oficina: Creative coding e design computacional, com Fernando Krum
- De que forma os produtos e serviços digitais são desenvolvidos a partir das ferramentas computacionais? Na oficina serão expostos os princípios do Pensamento Computacional e criaremos um primeiro algoritmo funcional usando a ferramenta Snap!
- Inscrições encerradas
- Apresentação: Página no Facebook do Campus da UFC em Quixadá
- 15h às 17h – Apresentações orais
- Sessões 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 2F e 3F
- Apresentações: Google meet – um link por sala.
Dia 02/12 – Quinta-feira
- [NOVO!] 14h às 15h30 – Palestra: Inovações e desafios tech na americanas s.a.
- Organizado pela empresa Americanas s.a., a palestra “Inovações e desafios tech na americanas s.a.” acontecerá quinta-feira (02/12), de 14h até 15h30, com o Edu Fullen, Diretor Executivo da americanas s.a.
- Inscrições encerradas.
- Apresentação: Página no Facebook do Campus da UFC em Quixadá
- 15h30 ás 17h – Apresentações orais
- Sessões: 2A, 2B, 2C, 2D, 2E
- Apresentações: Google meet – um link por sala.
Dia 03/12 – Sexta-feira
- 08h30 ás 10h – Apresentações orais
- Sessões: 3A., 3B, 3C, 3D e 3E.
- Apresentações: Google meet – um link por sala.
- 13h30 às 16h30 – Mini-maratona de Programação, organizado por: GEMP e PET-TI
- Podem se inscrever equipe de um ou dois alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da UFC. A competição será totalmente online e utilizará o sistema BOCA (http://boca.quixada.ufc.br/boca/index.php). É permitido usar material de consulta. São necessários conhecimentos básicos em programação na linguagem C, C++ ou Python. Será permitido utilizar material de consulta.
- Inscrições encerradas.
- Ambiente: Sistema BOCA – http://boca.quixada.ufc.br/boca/index.php
- 15h às 16h30 – Mesa-redonda “Conectando as startups com a academia”
- Com mediação de Allysson Araújo, docente do Campus da UFC em Crateús, participam Matheus Fernandes, Lucas Silva, Jefferson Macedo e Maurício Cardoso – representando respectivamente as startups Sitiá, Bilíngua, Sisbarragens e a empresa Casa Azul.
- Inscrições enerradas.
- Apresentação: Página no Facebook do Campus da UFC em Quixadá
- 16h30 – Cerimônia de encerramento com premiação dos best papers
- Apresentação: Página no Facebook do Campus da UFC em Quixadá
[slideshow_deploy id=’17498′]
Programação completa:
- Campi de Fortaleza
- Campus de Crateús
- Campus de Russas
Alocação das sessões
Dia 1º/12 – 15h30 às 17h
- 1A – meet.google.com/end-osok-ofp
- 1B – meet.google.com/owm-rtzi-qaf
- 1C – meet.google.com/hrh-qmai-nnv
- 1D – meet.google.com/zej-bhxv-iwu
- 1E – meet.google.com/srk-bvgm-ifw
- 1F – meet.google.com/zae-gnfy-ohi
- 2F – meet.google.com/kas-ovsr-eaa
- 3F – meet.google.com/hhm-gwvn-pky
Dia 02/12 – 15h30 às 17h
- 2A – meet.google.com/arb-osiq-dmc
- 2B – meet.google.com/exb-nncg-mwd
- 2C – meet.google.com/zis-kpmu-gez
- 2D – meet.google.com/nrq-aocj-njn
- 2E – meet.google.com/qpz-zcrp-jxb
Dia 03/12 – 8h30 às 10h
- 3A – meet.google.com/oux-uoaz-nts
- 3B – meet.google.com/fvf-ntns-bcf
- 3C – meet.google.com/zyw-rbcq-ppd
- 3D – meet.google.com/ent-yopx-qnk
- 3E – meet.google.com/kwg-mzrq-kpc
ATENÇÃO: Podem ocorrer alterações sem aviso prévio. Consulte o Contest para confirmar. Data da publicação: 30/11/2021.
Plataforma de apresentação de pôsteres: https://eu2021.ufc.br/quixada/eu-2021-quixada
> ATENÇÃO: Para ser considerado apresentado, o(a) autor(a) do pôster deve responder as perguntas, especialmente as do(a) avaliador(a).
Dúvidas e pedidos de alterações:eu@quixada.ufc.br
Modelos
Leia o Edital nº02/2021 – ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ 2021.
Cronograma:

No período de 16 a 24/10/2021, todos os trabalhos aprovados com ressalva devem ser atualizados no Contest. Os trabalhos que não forem submetidos neste período não serão considerados aptos para apresentação.
Novidade nos EU 2021
A fase de homologação foi adicionada nos EU 2021. Ela é obrigatória e deve ser feita pelo orientador do trabalho. Ele deverá homologar a submissão dos trabalhos enviados sob sua orientação. Os trabalhos não poderão ser re-enviados nesta fase. Uma versão corrigida do trabalho poderá ser enviada na fase de submissão final, conforme cronograma.
ATENÇÃO: Os trabalhos que não forem homologados não serão aceitos para apresentação.
Cadastro de avaliadores
Os possíveis avaliadores devem manifestar interesse em planilha enviada por e-mail para que a Comissão cadastre no Contest.
Os Encontros possuem as seguintes trilhas:
- Apoio a Projetos de Graduação;
- Cultura Artística;
- Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
- Docência no Ensino Superior;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Experiências Estudantis;
- Iniciação Acadêmica;
- Iniciação à Docência;
- Iniciação Científica;
- Programas de Educação Tutorial;
- Trabalhos de Extensão.
Os discentes devem realizar a submissão do resumo ou resumo estendido conforme a bolsa, se receber. Os trabalhos da trilha Iniciação Científica deverão ser do tipo Resumo Estendido.
ATENÇÃO: Estudantes do Campus de Quixadá devem submeter seus respectivos trabalhos conforme o Edital nº02/2021 – ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ 2021, via Contest.
As apresentações poderão ser feitas através de Comunicação Oral ou Painel (pôster).
- Na Comunicação Oral, os trabalhos serão apresentados em salas virtuais do Google Meet;
- As apresentações de Painel (pôster) serão em formato de fóruns, através de plataforma própria da UFC, no seguinte link: https://eu2020.ufc.br.
Especificações de apresentação em cada formato estão disponíveis no edital.
Poderão inscrever-se como avaliadores:
- Professores efetivos e substitutos, servidores técnico-administrativos e alunos do programa de pós-graduação da UFC Quixadá (PCOMP), desde que possuam ensino superior. A inscrição como avaliador deverá ser realizada em período previsto no cronograma do edital.
Dúvidas e informações: eu@quixada.ufc.br.
ATENÇÃO: Todos os trabalhos submetidos por alunos devem ter um professor ou técnico-administrativo como orientador e co-autor do trabalho. É dever do orientador revisar o trabalho do orientando.
MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1 – Modelo já configurado no Overleaf:
https://www.overleaf.com/latex/templates/sbc-conferences-template/blbxwjwzdngr
2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):
http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos
3 – Modelo LaTex:
template-latex
4 – Modelo .doc:
Download do arquivo
5 – Modelo .odt:
Download do arquivo
6 – Modelo de resumo – estrutura
Resumo-Encontros-Universitarios
> Identidade Visual do Campus da UFC em Quixadá: https://www.quixada.ufc.br/campus/.
Dúvidas e informações: eu@quixada.ufc.br.
Divulgação dos trabalhos cadastrados no Contest:
- Trabalhos submetidos. Em caso de inconsistência, o(a) interessado(a) deve entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: eu@quixada.ufc.br

Resumos Estendidos Encontros Universitários 2020
REVISTA COM RESUMOS ESTENDIDOS EU 2020
>> CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÕES ORAIS E PÔSTERES
>> CERTIFICADOS DOS BEST PAPERS
>> CERTIFICADOS DE OUVINTES
Saiba tudo sobre os Encontros Universitários da UFC em Quixadá 2020
Edital nº04/2020 – ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ 2020
PROGRAMAÇÃO
A programação geral dos EU 2020 pode ser acessada aqui.
Dia 10/03 – Quarta-feira
- 14h ás 16h – Apresentações orais
- Sessões 1A, 1B, 1C, 1D, 1E e 1F.
- 15h às 17h Oficina: A arte de falar em público, com Kauane Costa – CERTIFICADOS AQUI
- Este minicurso apresenta técnicas de oratória para ajudar os discentes na apresentação de TCC’s, palestras e outros, visando melhorar sua performance comunicacional. Qualquer aluno regularmente matriculado na UFC poderá se inscrever.
- 18h às 21h Mini-maratona de Programação, organizado por: GEMP e PET-TI – CERTIFICADOS AQUI
Dia 11/03 – Quinta-feira
- 08h às 12h – Minicurso sobre IoT, com João Larges – CERTIFICADOS AQUI
- Um minicurso de 8 horas que será oferecido pela empresa Radix Engenharia. O curso abordará os principais protocolos da Internet das coisas.
-
- 14h ás 16h – Apresentações orais
- Sessões: 2A, 2B, 2C, 2D, 2E e 2F
Dia 12/03 – Sexta-feira
- 08h ás 10h – Apresentações orais
- Sessões: 3A., 3B, 3C e 3D.
- 08h às 12h – Minicurso sobre IoT, com João Larges
- 13h30 às 15h – Minicurso: Plágio acadêmico, com Kauane Costa – CERTIFICADOS AQUI
- O Minicurso apresenta os tipos de plágio acadêmico e como evitar essa prática no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos com a utilização das Normas da ABNT. Qualquer aluno regularmente matriculado na UFC poderá se inscrever.Titulação da Ministrante: Formada em Biblioteconomia pela UFC, Especialização em Administração Pública pela Estácio de Sá.
Programação completa – Campus de Quixadá
[slideshow_deploy id=’16206′]
Alocação das apresentações já pode ser verificada no Contest ou aqui:
Alocação – EU 2020 – Apresentação oral – 10.03.2021
Alocação – EU 2020 – Pôster – 09.03.2021
Dia 10/03 – 14h às 16h
- 1A – https://meet.google.com/pso-fjdy-rcq
- 1B – https://meet.google.com/sty-uxho-sud
- 1C – https://meet.google.com/rhc-goqy-res
- 1D – https://meet.google.com/tbt-siwy-exh
- 1E – https://meet.google.com/tah-oakb-rbv
- 1F – https://meet.google.com/qkm-gkxk-vkv
Dia 11/03 – 14h às 16h
- 2A – https://meet.google.com/kbc-vpjy-nqf
- 2B – https://meet.google.com/fvd-qyeh-qdq
- 2C – https://meet.google.com/zms-oxwy-wbm
- 2D – https://meet.google.com/tta-wzsm-roc
- 2E – https://meet.google.com/tsv-ksbi-pri
- 2F – https://meet.google.com/jia-ysbi-zaf
Dia 12/03 – 8h às 10h
- 3A – https://meet.google.com/pnz-iwoz-jtw
- 3B – https://meet.google.com/kkz-dtrx-vro
- 3C – https://meet.google.com/syv-tsmd-dgs
> ATENÇÃO: Podem ocorrer alterações sem aviso prévio. Consulte o Contest para confirmar. Data da publicação: 09/03/2021.
Submissão da versão final dos trabalhos inicia dia 04 e segue até quarta-feira, dia 09 de fevereiro de 2021 (até as 23h59). Ressalta-se ainda que, de acordo com o Edital, a versão final do trabalho deve obrigatoriamente estar corrigida segundo sugestões dos revisores.
Revisão dos trabalhos foi concluída e já pode ser acessada no Contest.
Divulgação dos trabalhos cadastrados no Contest: trabalhos submetidos. Em caso de inconsistência, o (a) interessado deve entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: eu@quixada.ufc.br.
EU2020 Quixadá – Readequação Cronograma
Acesse o Contest para submeter seu trabalho: https://contest.quixada.ufc.br/login.

Novidades 2020
Os Encontros possuem as seguintes trilhas:
- Apoio a Projetos de Graduação;
- Cultura Artística;
- Desenvolvimento Tecnológico e Inovação;
- Docência no Ensino Superior;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Experiências Estudantis;
- Iniciação Acadêmica;
- Iniciação à Docência;
- Iniciação Científica;
- Programas de Educação Tutorial;
- Trabalhos de Extensão.
Os discentes devem realizar a submissão do resumo ou resumo estendido conforme a bolsa, se receber. Os trabalhos da trilha Iniciação Científica deverão ser do tipo Resumo Estendido.
ATENÇÃO: Estudantes do Campus de Quixadá devem submeter seus respectivos trabalhos conforme o Edital nº04/2020 – ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ 2020, via Contest.
Poderão inscrever-se como avaliadores:
- Professores efetivos e substitutos, servidores técnico-administrativos e alunos do programa de pós-graduação da UFC Quixadá (PCOMP), desde que possuam ensino superior. A inscrição como avaliador deverá ser realizada em período previsto no cronograma do edital.
As apresentações poderão ser feitas através de Comunicação Oral ou Painel (pôster).
- Na Comunicação Oral, os trabalhos serão apresentados em salas virtuais do Google Meet;
- As apresentações de Painel (pôster) serão em formato de fóruns, através de plataforma própria da UFC, no seguinte link: https://eu2020.ufc.br.
Especificações de apresentação em cada formato estão disponíveis no edital.
ATENÇÃO: Todos os trabalhos submetidos por alunos devem ter um professor ou técnico-administrativo como orientador e co-autor do trabalho. É dever do orientador revisar o trabalho do orientando.
Leia completo: Edital nº04/2020 – ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ 2020.
Dúvidas e informações: encontrosuniversitarios@quixadá.ufc.br.
MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1 – Modelo já configurado no Overleaf:
https://www.overleaf.com/latex/templates/sbc-conferences-template/blbxwjwzdngr
2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):
http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos
3 – Modelo LaTex:
template-latex
4 – Modelo .doc:
Download do arquivo
5 – Modelo .odt:
Download do arquivo
Veja os demais editais dos Encontros Universitários da UFC 2020 em www.eu2020.ufc.br.

Resumos Estendidos Encontros Universitários 2019

Resumos Estendidos EU 2019
Certificados
Autores
Participantes de palestras
Minicursos:
Atividades durante os EU 2019 – Quixadá
Participação nos IX Encontros Universitários (ouvintes)
Se você participou e não achou seu certificado:
- Cadastre-se no Contest: https://contest.quixada.ufc.br/login;
- Entre em contato com a comissão organizadora: eu@quixada.ufc.br.
Dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019, no Campus da UFC em Quixadá.
Edital do IX Encontros Universitários da UFC em Quixadá
Retificação do Edital – Encontros Universitários 2019 – Campus da UFC em Quixadá – Prorrogadas as submissões para o dia 03/11/2019.
Acesse o Contest para submeter seu trabalho: https://contest.quixada.ufc.br/login.
Premiações – Melhores trabalhos por categoria
Programação
Durante todo o evento teremos a exposição da turma de Fotografia denominada “Analógico“.
Quarta-feira, 20/11
08h às 17h
- Minicurso: Desenvolvimento Web / Nuvem, promovido pela Casa Magalhães, no Lab 2, bloco 1. Inscrições encerradas.
Pré-requisitos:
Ter conta na AWS
Node.js instalado
Sublime text ou vscode instalados
Tragam os notebooks.
08h30 às 10h
- Sessões 1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F e 1G.
10h30 às 12h
- Minicurso: Gerenciando Referências com o Mendeley, com Edvander Pires, no Lab 3, bloco 1;
- Exposição: IoT – Prof. Paulo Victor, no Lab 1 e 2, bloco 3;
- Exposição de websites – Célula de Web – PACCE – LAB 4 – BLOCO 1.
12h às 13h30
- Apresentação da célula de música no RU, durante o almoço;
- Caça ao Tesouro, começando na sala do PACCE;
- Campeonato de Ping-Pong, organizado pelo CA de Redes, na sala 1, bloco 3.
13h30 às 17h
- I Hackathon em Ciência de dados do GEAM e InsightLab, no Lab 4, bloco 1 – Inscrições encerradas.
13h30 às 15h30
- Cerimônia de abertura e palestra: Sistemas Brasileiros de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia: fatos e experiências, com a prof.ª Claudia Linhares (DCC-UFC), na sala multiuso, bloco 2.
15h30 às 17h30
- Oficina: A arte de falar em público, com Kauane Costa, na sala 1, bloco 4;
- Oficina: Costura com Feltro, organizado pelo PACCE, no Lab 2, bloco 3;
- “Elas no CESAR Summer Job”, organizado pelo PET-TI, na sala 3, bloco 4;
- Minicurso: Libras com música, organizado pelo PACCE, na sala 2, bloco 4.
17h às 18h
- Apresentação da célula de música no RU, durante o jantar;
18h às 19h30
18h às 21h
- Mini-maratona de Programação, organizado por: GEMP e PET-TI, no Lab 2, bloco 1;
- Aulão de dança: ritmos, hip-hop e danças sociais, com Sidcley e Pipah, no Lab de usabilidade, bloco 3.
Quinta-feira, 21/11
Exposição de fotografias da célula de fotografia do PACCE durante todo o dia.
08h às 17h
- Minicurso: Desenvolvimento Web / Nuvem, organizado pela Casa Magalhães, no Lab 2, Bloco 1. Inscrições encerradas. (Continuação)
Pré-requisitos:
Ter conta na AWS
Node.js instalado
Sublime text ou vscode instalados
Tragam os notebooks.
- Minicurso: Ciência de dados, organizado pela Casa Magalhães, no Lab 3, Bloco 1. Inscrições encerradas.
Pré-requisitos para Ciência de Dados: ter o Phyton 3 instalado em seus notebooks. Tragam os notebooks.
08h30 às 10h
- Sessões 3A, 3B, 3C, 3D, 3E, 3F e 3G.
09h às 15h
- Exposição: Entrelaços – exposição fotográfica sensorial, na Sala 1, Bloco 1.
10h30 às 12h
- Minicurso: Exercícios de correção da postura corporal, com a Equilíbrio Academia, no Lab de usabilidade, bloco 3;
- PACCE a make, no Lab 2, bloco 3;
- Minicurso: Hospedando aplicação web na nuvem, com o PET TI, no Lab 1, bloco 3;
- Mesa redonda: “Falando sobre software livre“, com Dmontier Aragão, Thayana Vilante e Marcello de Souza, na sala multiuso
13h30 às 17h30
- Competição do EcoPET, com o PET TI, na área de convivência. Inscrições encerradas;
13h30 às 15h
- Palestra com Denis Renner sobre o tema: Design da informação centrado no usuário: o uso de variáveis gráficas hierárquicas na representação de croquis de escalada tradicional, na sala multiuso.
15h30 às 17h
- Sessões 3A, 3B, 3C, 3D, 3E, 3F e 3G.
18h às 20h
- Apresentação e roda de capoeira com o grupo Capoeira Arte Liberdade, na área de convivência
- Célula de dança do PACCE, no Lab de usabilidade, bloco 3.
18h às 21h
- Campeonato de Ping Pong – Final, na sala 4 do bloco 1;
- Capture the Flag, organizado pelo PET-TI, Lab 2, bloco 1.
Sexta-feira, 22/11
08h30 às 10h
- Sessões 5A, 5B, 5C, 5D, 5E, 5F e 5G.
10h30 às 12h
- Palestra: De onde vem a Ideia? – Processo Criativo e Quadrinhos, com Sirlanney Freire Nogueira, na sala multiuso.
13h30 às 15h
- Sessões 6A, 6B, 6C, 6D, 6E, 6F e 6G.
15h às 16h
- Palestra de encerramento: Música e Esperança, com a prof.ª Liu Man Ying, do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), na sala multiuso.
16h
- Cerimônia de encerramento com premiações e sorteios de brindes na sala multiuso.
16h30
- Apresentação do PACCE: Pacce o som poket, na área de convivência.
Mapas das sessões

Cronograma (atualizado):
23/out a 03/nov |
Prazo para submissão dos trabalhos |
12/nov |
Notificação dos trabalhos aceitos |
13 a 18/nov |
Submissão da versão final dos trabalhos |
20 a 22/nov |
IX Encontros Universitários da UFC em Quixadá |
Modelos para apresentações de slides:
Apresentações – Campus de Quixadá_IX Trabalhos de Extensão
Apresentações – Campus de Quixadá_IX Iniciação Científica
Apresentações – Campus de Quixadá_IX Iniciação à Docência
Apresentações – Campus de Quixadá_IX Ferramentas Digitais
Apresentações – Campus de Quixadá_IX Experiências Estudantis e Monitoria de Projetos
Exposições nos Encontros Universitários em Quixadá 2019
[slideshow_deploy id=’13969′]
Apresentações artística e culturais nos Encontros Universitários em Quixadá 2019
[slideshow_deploy id=’13971′]
Palestras e minicursos nos Encontros Universitários em Quixadá 2019
[slideshow_deploy id=’13970′]
MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1 – Modelo já configurado no ShareLaTex:
https://pt.sharelatex.com/templates/52fb87d233621a613683ec83
2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):
http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos
3 – Modelo LaTex:
Download do arquivo
4 – Modelo .doc:
Download do arquivo
5 – Modelo .odt:
Download do arquivo
Resumos Estendidos Encontros Universitários 2018

Resumos Estendidos Encontros Universitários 2018
Encontros Universitários 2018 – Certificados dos autores
Encontros Universitários 2018 – Certificados dos participantes dos minicursos
Encontros Universitários 2018 – Participantes da II Copa de Tênis de Mesa

Edital – Encontros Universitários 2018 – Campus Quixadá
Retificação do Edital – Encontros Universitários 2018 – UFC Campus Quixadá (das demonstrações)
Retificação do Edital – Encontros Universitários 2018 – UFC Campus Quixadá (prazo de submissão)
A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá informa que o prazo para submissão da versão final dos trabalhos foi prorrogado até domingo, 21 de outubro. (fonte)
EU2018 – Template para slides – Versão Cinza
EU2018 – Template para slides – Versão Amarela
Alocação 2018 – Atualizada em 25/10, às 15h43
Alocação 2018 – Sessão Extra (atualizado em 05/11/2018, às 18h)
Dúvida? Entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: encontrosuniversitarios@quixada.ufc.br.
Confira a programação completa:



Exposição de aquarela
Turma Desenho artístico 2018.1
Com o tema da natureza e dos nossos sonhos esta exposição traz a arte da aquarela com toda sua simplicidade e potência criativa.
Exposição Gravura Sustentável
Turma Comunicação Visual II
Com matrizes feitas de tetra brik, esta exposição mergulha no universo da arte abstrata para revelar a beleza das cores e das formas.
Dia 24/10 – Quarta-feira
8h – Cerimônia de Abertura dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2018
9h às 10h30 – Sessão 1 – A – H (ver mapa de sessões)
10h30 – Palestra “JJ Marreiro: cartunista, profissão de risco” com JJ Marreiro
Local: Sala Multiuso
12h às 13h30 – Campeonato de ping-pongue – Fase de Grupos – sala 3, bloco 1
12h às 13h30 – Competição de Sistemas Embarcados – Início e Sorteio dos Temas – área de convivência
A competição trata do desenvolvimento de projetos multidisciplinares que envolvam o uso de sistemas embarcados para a solução de algum problema relacionado a um tema específico. Esta competição tem o objetivo de incentivar a a criatividade, o trabalho em equipe e a integração entre os alunos dos diversos cursos, através do desenvolvimento de projetos originais.
É aberta a participação a todos os alunos do Campus da UFC de Quixadá, independente do curso.
As inscrições serão feitas através de formulário online (encerradas).
● Sorteio do tema (dia 24/10/2018);
● Apresentação do projeto para avaliação (26/10/2018);
● Divulgação do resultado (26/10/2018).
As equipes deverão ser formadas por 2 ou 3 alunos do Campus. Sugere-se que as equipes sejam compostas por alunos de semestres ou cursos distintos, porém isso não é obrigatório.
Cada projeto deve apresentar originalidade, sendo desenvolvido por cada equipe a partir do dia do sorteio dos temas. Serão disponibilizados componentes eletrônicos para o uso das equipes (resistores, capacitores, microcontroladores, etc), de acordo com a necessidade do projeto e a disponibilidade de estoque. As equipes podem utilizar componentes fornecidos pelos próprios integrantes para complementar seus projetos, incluindo kits e sensores próprios.
O tema será definido no primeiro dia dos Encontros Universitários de 2018 por meio de um sorteio. As equipes terão dois dias para desenvolver os projetos. Os temas possíveis de serem sorteados são:
● Campus inteligente
● Saúde
● Sustentabilidade
● Acessibilidade
● Entretenimento
● Automação industrial e/ou residencial
● Tema livre
Os projetos serão avaliados por uma comissão avaliadora, segundo os seguintes critérios, com os pesos indicados entre parênteses:
1. Estado do protótipo ( 40% )
2. Originalidade ( 25 % )
3. Relação custo/benefício ( 25% )
4. Apresentação (10%)
Serão premiados os 3 primeiros colocados. Em caso de empate, será considerada a nota obtida em cada um dos critérios supracitados, de acordo com a seguinte ordem: Estado do protótipo, originalidade, relação custo/benefício. Se permanecer o empate, a colocação será definida por sorteio.
Os casos omissos serão decididos pela organização da competição
13h30 às 16h:
MINICURSO 1: Introdução à linguagem VHDL, Prof. Cristiano
VHDL é uma linguagem de descrição de hardware usada para a criação de circuitos digitais. O curso irá apresentar conceitos básicos e exemplos de uso de VHDL. O pré-requisito é que os participantes tenham sido aprovados em “Fundamentos de programação”. O curso terá duração de quatro horas, será no Lab II, bloco 1, de 13h30 as 16h30. Quem vai ministrar é o professor Cristiano Bacelar, coordenador do curso de Engenharia de Computação.
Local: Laboratório 2, Bloco 1
Inscrições encerradas.
MINICURSO 2: Kotlin para baixinhos, Alan Firmiano
O minicurso de Kotlin para baixinhos tem como intuito ensinar o ABC dessa linguagem, provendo aos participantes um pontapé inicial no desenvolvimento de aplicações utilizando essa linguagem. Além disso, serão apresentadas particularidades da linguagem em contextos diferentes.
Local: Laboratório 3, bloco 1
Inscrições encerradas.
Oficina: Oficina de Quadrinhos, com J.J. Marreiro
OS participantes deve levar grampeador, borrachas macias para grampear os fanzines; papel A4; lápis, caneta (qualquer uma).
Local: Bloco 1, sala 1
Inscrições encerradas.
Painel Inforgirl – PET TI
Com o tema “Mulheres na pesquisa brasileira”, o painel do InfoGirl irá discutir o avanço, dificuldades e o que pode melhorar em relação a presença das mulheres no âmbito da produção científica brasileira.
Local: Bloco 3, sala 3
Capture the Flag – PET TI
Ocorrerá uma competição de Capture The Flag organizada pelo projeto de segurança da informação PET_SEC. A competição será entre times de no máximo 3 pessoas, e esses times terão de resolver desafios e falhas de segurança em situações do mundo real, elaboradas pelos organizadores.
Local: Laboratório 4, bloco 1
Inscrições encerradas.
16h às 17h30 – Palestra “O que o mundo espera de vocês.”, Zarathon Maia
Um bate papo descontraído e ao mesmo tempo profundo sobre o que o mercado espera dos novos profissionais. Comportamento, atitude, maturidade, perseverança? Vamos conversar sobre alguns desses pontos e ver onde podemos melhorar. Isso não é uma sessão coach, mas pode te ajudar muito no início da sua carreira!
Local: Sala Multiuso
17h30 às 18h30 – Jantar
18h30 às 20h – Sessão 2 A-F
18h30h às 21h30 – Maratona de Programação, Prof. Wladimir e Prof. Araruna. Mais informações com os docentes.
Programação Cultural:
18h30 às 20h – Aulão de Ritmos com Sidcley, local: Bloco 3, sala 1
18h30 às 20h – Pocket Pacce o som e Apresentação da célula de música
20h às 20h30 – Apresentação de capoeira, na área de convivência
20h às 21h30 – Hip Hop danças sociais com Marcio Geibson, local: Bloco 3, sala 1
***
Dia 25/10 – Quinta-feira
08h30 às 10h – PALESTRA: Inovações disruptivas e o mercado de startups, com Roberta Dutra
Local: Sala Multiuso
10h às 10h30 – Pique-nique coletivo
10h às 12h30 – OFICINA: Bordado com amor!, Prof. Diana Medina
Inspirada no trabalho da artista Clarisse Borian esta oficina desenvolve bordados de palavras positivas em folhas secas. A oficina é aberta ao público e não exige conhecimentos prévios. Ao final faremos uma instalação na Algaroba.
Inscrições encerradas.
Local: Geodesia
10h30 às 12h30
MINICURSO 1: Apresentação de artigos em Publicação Periódica Científica: NBR 6022, Kauane Lysien
O participante aprenderá, segundo a ABNT NBR 6022, como estruturar artigos para publicação em periódicos científicos. Não exige pré-requisito. O minicurso terá 20 vagas, será na sala multiuso, bloco dois, e será ministrado pela bibliotecária Kauane Lysien.
Local: Sala 2, Bloco 1
Inscrições encerradas.
MINICURSO 2: Introdução ao processo de design, roteamento e confecção de placas de circuitos, Emanuel Angelim e Ruan Felipe
O participante irá ser apresentado ao processo de concepção, design e fabricação de placas de circuito impresso através de um projeto simples que será desenvolvido durante a palestra. O procedimento será demonstrativo e não prático. Ajudaria bastante se a palestra pudesse ser alocada em uma sala com projetor HDMI ou com sistema de som, pois o processo de fabricação de placas será apresentado em vídeo. A palestra será apresentada por bolsistas de PAIP/BIA do curso de Engenharia de Computação: Emanuel Angelim Pereira; Ruan Felipe de Almeida Silva. O minicurso não exige pré-requisitos.
Local: Sala 1, Bloco 1
Inscrições encerradas.
MINICURSO 3: Let the bugs in da house, Gabriel Cesar
Com a chegada das SPA’s, novos desafios foram surgindo, abrindo um mundo de possibilidades para a realização de testes automatizados. A necessidade de frameworks para construção mais simples e eficientes de testes que se adequem a esses novos padrões se tornou evidente, principalmente pelas quantidade de requisições assíncronas existentes. Pensando nisso, este minicurso irá apresentar o Puppeteer, uma API Node que permite a construção de testes automatizados, capaz de fornecer um conjunto de ferramentas para manipulação dos elementos de um browser. Além disso, utilizaremos o Cucumber, para facilitar a escrita, leitura e interpretação desses testes.
Local: Laboratório 2, Bloco 1
Inscrições encerradas.
12h30 às 13h30 – Campeonato de ping-pongue – Sala 3, bloco 1
13:30 – 17:30 ECOPET
A atividade acontecerá na área de convivência para que alunos e servidores possam produzir objetos a partir de materiais reciclados. Os objetos podem ser produzidos em equipe ou individualmente. Quem não quiser produzir pode contribuir também com materiais. Uma banca fará avaliação e serão premiados os melhores trabalhos. As premiações acontecerão no encerramento dos EU.
Em paralelo também está acontecendo uma ação no aplicativo do ecopet (link). Foi feito um convite à comunidade acadêmica para compartilhar fotos de iniciativas que estão sendo feitas pensando no consumo consciente. As fotos com mais curtidas também serão premiadas.
13h30 às 15h30 –
Minicurso: Programação mobile multiplataforma com java, Vaneska Sousa
Neste workshop vamos abordar a introdução à programação para dispositivos mobile e multiplataforma usando a linguagem Java de forma que ao final, os participantes estejam aptos para criar aplicações simples para iOS, android, windows, linux e coletores de dados. É desejável ter conhecimento prévio em java básico. Vaneska Sousa é desenvolvedora junior na startup Totalcross.
Local: Laboratório 2, bloco 1
Inscrição encerradas.
PALESTRA: Como empreender socialmente – case Social Brasilis, um negócio de impacto social cearense, Emanuelly Oliveira (Agente de Conteúdos)
Local: Sala Multiuso
15h30 às 16h – Intervalo
16h às 17h30 – Sessão 3 – A-G
17h30 – 18h30 – Jantar
Programação Cultural
Game Night Pocket;
A GameNight que você conhece em uma versão poket! Just Dance, StepMania, Karaokê (no espaço ao lado do D.A.), Bomberman, UNO, Xadrez, Sueca, além de exposição de jogos feitos por alunos do Campus; Campeonatos estão com inscrições por R$ 1,00, realizadas no PET TI. A premiação é um chaveiro.
Campeonato de ping-pongue – Final, sala 3, bloco 1
Stand up, com o discente Roger Matheus, de Design Digital, na área de convivência.
***
Dia 26/10 – Sexta-feira
08h30 às 10h – Sessão 4 – A-G
10h às 10h30 – Intervalo
10h30 às 12h30 –
Apresentação das Demonstrações
Local: Bloco 4 – Laboratórios 1 e 2
Competição de Sistemas Embarcados – Apresentação e Avaliação dos Projetos
Local: Bloco 4 – Laboratórios 1 e 2
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h – Sessão 5 – A – H
15h às 15h30 – Intervalo
15h30 às 16h30 – Encerramento dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2018
Local: Sala Multiuso

Mapas de Sessões
Sessão A – Bloco 4, Sala 1
Sessão B – Bloco 4, Sala 2
Sessão C – Bloco 4, Sala 3
Sessão D – Bloco 4, Sala 4
Sessão E – Bloco 4, Sala 5
Sessão F – Bloco 2, Sala 3
Sessão G – Bloco 2, Sala 4
Sessão H – Bloco 1, Sala 2
MODELOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1 – Modelo já configurado no ShareLaTex:
https://pt.sharelatex.com/templates/52fb87d233621a613683ec83
2 – Arquivo contendo o modelo em vários formatos (.odt, .doc e LaTex):
http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos
3 – Modelo LaTex:
Download do arquivo
4 – Modelo .doc:
Download do arquivo
5 – Modelo .odt:
Download do arquivo
SUBMISSÃO
No período de 24 de setembro a 1º de outubro estará disponível.
Os alunos que forem participar do evento, devem antes se cadastrar no seguinte link: https://cadastroaluno.quixada.ufc.br/ (apenas na intranet)
Depois de cadastrado ou caso já tenham cadastro, podem prosseguir diretamente para esse link do sistema de submissão: https://sistemas.quixada.ufc.br/contest/
Os discentes que estarão em congresso no período de apresentações do evento devem entrar em contato com a comissão. Saiba mais.
ALOCAÇÃO E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES – em breve
PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2018 – CAMPUS QUIXADÁ – em breve