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Encontros Universitários

 

Os ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS são um espaço de iniciação à pesquisa científica. São um momento de vivência da comunidade acadêmica do Campus da UFC em Quixadá, que conta com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e alunos das escolas de nível médio e superior do Sertão Central Cearense.

 

 

2024

XIV ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DA UFC EM QUIXADÁ – 03 a 05 de dezembro de 2024

Certificados

Em caso de dúvidas ou correções, envie e-mail para eu@quixada.ufc.br 

 

 

Alocação dos trabalhos nas sessões

Programação:

Programação na agenda do Google

 

Programação completa – Encontros Universitários UFC Campus de Quixadá 2024

Dia 03/12 – terça-feira

  • 07h30 – Abertura com a banda de música municipal.
  • 08h às 10h – Cerimônia de abertura dos Encontros Universitários do Campus da UFC em Quixadá 2024, do Empreenday 2024.2 e da Maratona de Programação 2024
  • 10h às 11h – Sessões A – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 10h às 12h – Oficina ministrada por estudante: Git e GitHub – Introdução e Conceitos Iniciais – Laboratório 04, bloco 1
    • Esta oficina tem como objetivo introduzir os conceitos básicos de controle de versão utilizando Git e GitHub. O participante aprenderá a criar repositórios locais, realizar commits, push e pull, além de entender como funciona a integração com o GitHub para armazenar e compartilhar seu código. A oficina é ideal para quem está começando no desenvolvimento de software e deseja aprender a usar essas ferramentas essenciais para o trabalho colaborativo. Não é necessário ter conhecimentos prévios, mas é recomendável que o participante tenha noções básicas de programação. O participante precisa ter o Git instalado no computador e uma conta no GitHub.
    • Vagas: 25; inscrições: https://forms.gle/4w7ik57TkmxUNQhJA

 

  • 11h às 12h – Sessões B – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 11h às 12h – Oficina ministrada por estudante: Desvendando o Poder da IA: Aumentando Sua Produtividade – Laboratório 06, bloco 3
    • Nesta oficina, exploraremos como as tecnologias de Inteligência Artificial podem transformar sua produtividade. Você aprenderá: Ferramentas de IA que podem otimizar tarefas diárias e estratégias para integrar soluções de IA em seu fluxo de trabalho. Esta oficina é destinada a todos que desejam explorar o potencial da IA, desde iniciantes até aqueles que já possuem algum conhecimento.
    • Vagas: 10; Inscrições: https://forms.gle/DwFKgSsy3ugSZtxRA

 

  • 11h às 12h – Oficina ministrada por estudante: Dando Luz ao Obscuro – Alternativas Éticas para Dark Patterns – Laboratório 07, bloco 3
    • Nesta oficina, será explorado o que são padrões obscuros, como impactam negativamente a experiência do usuário e por que evitá-los é essencial para uma interação digital ética e transparente. Além de aprender sobre tipos mais comuns e interagir com eles na prática, os participantes terão a oportunidade de redesenhar interfaces, de forma básica, com propostas que substituam eticamente esses padrões, experimentando como o design pode continuar tendo impacto criando experiências que sejam respeitosas com os usuários e promovam confiança.
    • Vagas: 10; Inscrições: https://forms.gle/EZroQBn8i6RFLb4v9

 

 

  • 14h às 15h – Sessões C – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 14h às 16h – Exposição dos alunos de Design Digital – Entrada do bloco 3
  • 14h às 16h – Oficina ministrada por estudante: Modelagem realista no Blender: Criando vidro sem complicações – Laboratório 07, bloco 3
    • Nesta oficina, os participantes aprenderão uma técnica para modelar uma garrafa e criar um material realista de vidro no Blender, usando um método simplificado, sem a necessidade de nodes complexos. A atividade começará com uma breve introdução ao Blender, destacando as principais funções e atalhos que serão utilizados ao longo da oficina. Exploraremos brevemente as propriedades do vidro e abordaremos também algumas configurações para otimizar a renderização no Cycles.É necessário computador com Blender instalado e atualizado, acesso à internet, mouse ou mesa digitalizadora, se preferir.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/cvhFwaeewPAVcqSk8

 

  • 14h às 15h – Oficina ministrada por estudante: Oficina de Criação de Landing Page de Portfólio no Figma – Laboratório 06, bloco 3
    • A oficina tem como objetivo apresentar o design de interfaces para quem ainda não tem muito contato com a criação de landing pages ou com o Figma, uma ferramenta intuitiva, ideal para o design de interfaces e prototipagem. No final da oficina, os participantes serão capazes de criar uma landing page de portfólio simples e realizar pequenas interações, experimentando o Figma como uma ferramenta prática para design. Público-alvo são iniciantes no Figma e qualquer pessoa interessada em desenvolver um portfólio para apresentar seus projetos.
    • Vagas: 10; inscrição: https://forms.gle/2bDH4QJz2dfj8EvM6

 

  • 15h às 16h – Oficina ministrada por estudante: Segredos do Inkscape: Explorando Recursos Escondidos – Laboratório 06, bloco 3
    • Explorar as novas atualizações e ferramentas menos conhecidas do Inkscape, destacando as possibilidades e o potencial do software. Durante a oficina, os alunos serão incentivados a experimentar essas funcionalidades e compartilhar suas impressões. O público-alvo são estudantes que desejam aprofundar suas habilidades no Inkscape e já possuem um conhecimento básico sobre o software. É necessário computador com InkscapE e acesso a internet.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/ymSMts3R1PA8hLPj7

 

 

Dia 04/12 – quarta-feira

  • 08h às 12h – Exposição de Sistemas Embarcados – Sala multiuso
    • Palestras com egressos do curso de Engenharia de Computação com experiências nas respectivas áreas de atuação e apresentação de empresas da área.

 

  • 08h às 9h – Sessões D – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 8h30 às 10h – Oficina ministrada por estudante: Oficina de pintura digital e cores no Krita – Laboratório 06, bloco 3
    • Esta oficina tem como objetivo ensinar pintura digital utilizando o Krita, um software gratuito de arte digital voltado para artistas. Durante a oficina, os participantes poderão explorar as ferramentas oferecidas no programa e aprender fundamentos da teoria das cores. Ao concluir a oficina, os estudantes estarão aptos a criar e a explorar as diversas funcionalidades do Krita, que contribuirão para aprimorar suas técnicas de pintura digital.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/ucYyGmxwXn2yjAcZ6

  • 09h às 12h – Oficina ministrada por estudante: A Arte da Maquiagem Ateliê – bloco 3
    • A oficina de maquiagem artística ensinará técnicas de maquiagem que vão além do uso cotidiano, explorando formas criativas de expressão facial. Os participantes aprenderão a aplicar técnicas específicas de maquiagem artística em si mesmos, incluindo sombras, contornos e detalhes expressivos que podem transformar e valorizar seus rostos de forma única. Cada participante terá a oportunidade de praticar em seu próprio rosto, com orientação dos responsáveis.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/aRb9ASqjv9tfejx29

 

  • 09h às 10h – Oficina ministrada por estudante: Aprendendo a projetar: conhecendo a metodologia de projeto no contexto do design – Sala 3, bloco 1
    • A base do design é projeto, aprender a projetar é uma etapa muito importante na formação do designer. Essa oficina foi pensada para apresentar como funciona a disciplina de Projeto Integrado I e, para os que já conhecem, será uma oportunidade para revisar o básico de metodologia projetual em design. A oficina será dividida em dois momentos, o primeiro momento será de apresentação dos conceitos iniciais para se aprender a projetar e o segundo será voltado para a prática do projetar, colocando em prática os conceitos aprendidos.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/8ER49B1k6PDssLaYA

 

  • 09 às 11h – Oficina ministrada por estudante: Do 2D ao 3D: Pokémon no Blender – Laboratório 07, bloco 3
    • O Blender é um software de Modelagem 3D que nos permite explorar uma variedade de estilos e técnicas. Durante a oficina, vamos ver o básico para que possamos criar modelagens de Pokémons fofos. O público-alvo são Alunos interessados em conhecer um pouco da modelagem tridimensional.
    • Vagas: 15; inscrições: https://forms.gle/z7ZwHxE3Tf5FVscb9

 

  • 10h às 11h30 – Oficina ministrada por estudante: Criando mundos com o Geometry Nodes – Laboratório 06, bloco 3
    • Introdução às possibilidades da ferramenta Geometry Nodes do Blender. Nessa oficina vamos conhecer as possibilidades dessa poderosa ferramenta do Blender, e juntos criarmos uma cena viva facilmente controlável através de parâmetros. O público-alvo são alunos com conhecimentos básicos e avançados no Blender.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/LQVB7bQ8bEinrf4j6

 

  • 11h às 12h – Maratona do conhecimento – Treinamento de normalização – Cláudia Barroso e Kauane Lysien – Bloco 2 – sala 1
    • O treinamento tem como objetivo orientar os alunos que estão elaborando suas monografias quanto à padronização, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFC.
      • ABNT NBR 14724/2011 – Trabalhos acadêmicos
      • ABNT NBR 10520/2023 – Citações (atualizada)
      • ABNT NBR 6023/2018 – Referências
    • São disponibilizadas 25 vagas. Inscrições: https://forms.gle/drLoXfGECqEK9rAY6

 

  • Dias 04 e 05 – 13h30 às 15h30 – Oficina ministrada por estudante: Introdução à impressão 3D – Sala 1, bloco 2
    • O minicurso objetiva ensinar os alunos os principais fundamentos da impressão 3D. É introdutório, qualquer pessoa poderá participar, desde que leve um notebook, pois terá uma parte prática. O minicurso constituirá:
      • Ensinamentos sobre a Impressora usada no Campus
      • Principais etapas da impressão
      • Ensinamentos sobre modelagem
      • Manipulação da impressora de forma prática
    • Inscrições: https://forms.gle/54K95ZRvuP6CZTS56

 

  • 13h30 às 15h30 – Oficina ministrada por estudante: Git e GitHub – Contribuição Colaborativa e Resolução de Conflitos – Laboratório 04, bloco 1
    • Nesta oficina, vamos aprofundar nos recursos mais avançados do Git e GitHub, com foco na resolução de conflitos, criação de branches, merge e como contribuir em projetos de código aberto. Os participantes aprenderão como lidar com cenários mais complexos de trabalho em equipe, utilizando Git para gerenciar versões e resolver conflitos de código de forma eficiente. Ideal para quem já possui noções básicas de Git e GitHub e deseja aprimorar suas habilidades para colaborar em projetos maiores e mais complexos. É necessário ter conhecimento básico de Git e GitHub antes de participar desta oficina. O participante deve ter o Git instalado no computador, uma conta no GitHub e já estar familiarizado com o uso básico das ferramentas.
    • O participante que fizer o minicurso “Git e GitHub – Introdução e Conceitos Iniciais” (https://forms.gle/4w7ik57TkmxUNQhJA) está apto a realizar este também.
    • Vagas: 25; inscrições: https://forms.gle/6ndxzWM9Rbu1PXuk9

 

  • 13h30 às 15h30 – Oficina ministrada por estudante: Introdução ao cosplay – Ateliê
    • Oficina de introdução ao universo cosplay, com dicas de maquiagem, acessórios e caracterização de personagens.
    • EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS: Maquiagem; Perucas (algumas serão disponibilizadas, mas sugerimos que quem tiver traga a sua); Roupas e acessórios variados (também forneceremos alguns, mas incentivamos os participantes a trazerem o que possuírem para complementar o visual). Se houver um personagem específico em mente, os participantes podem entrar em contato conosco previamente para discutirmos materiais ou elementos adicionais que possam ser necessários.
      PÚBLICO-ALVO: Pessoas interessadas em iniciar no mundo do cosplay ou aprimorar suas habilidades com dicas e técnicas práticas.
    • Inscrições: https://forms.gle/FbgANDVRwc45NM63A – 10 vagas.

 

  • 13h30 às 15h – Oficina ministrada por estudante: Da captura à mixagem de áudio – Laboratório 06, bloco 3
    •  Nesta oficina sobre captura e mixagem de áudio, vamos explorar desde os fundamentos da gravação de som até algumas técnicas de mixagem. Os participantes aprenderão como utilizar diferentes métodos para captar áudio com clareza e qualidade, além de conhecer dicas e truques essenciais para melhorar a captação sonora. Também serão apresentados equipamentos importantes para gravações em estúdio e ao ar livre, com um foco especial em entrevistas externas e gravações de campo. É necessário computador com Audacity instalado, acesso à internet e fones de ouvido.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/n9MckgeH8nkEJZAf9

 

 

  • 14h às 16h – Exposição dos alunos de Design Digital – Entrada do bloco 3
  • 13h30 às 14h30 – Sessões E – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 14h30 às 16h30 – Oficina ministrada por estudante: Aprendendo processing na prática – Laboratório 07, bloco 3
    • Na oficina será ensinado os conceitos básicos do processing web. O público-alvo são pessoas que tem interesse em arte com código.
    • Vagas: 10; inscrições: https://forms.gle/7q5Gt4UeCbyQZNWY7

 

  • 14h30 às 16h30 – Oficina ministrada por estudante: Oficina de pontilhismo: Transformando o rosto da sua pessoa favorita em arte – Sala de Desenho
    • Nesta oficina, serão introduzidos os conceitos básicos do pontilhismo, a técnica artística que transforma pontos em uma composição expressiva e detalhada. Durante o evento, cada participante produzirá uma obra única, utilizando como referência um retrato pessoal enviado antecipadamente ou uma imagem fornecida pela responsável. Ao final, os envolvidos estarão aptos a criar um retrato pontilhado e explorar novas representações artísticas por meio dos pontos.
    • Material necessário: caneta nanquim, papel vegetal ou papel manteiga e retrato impresso.
    • Inscrições: https://forms.gle/AFKFYMztebJ9orcP8 – 10 vagas

 

 

 

Dia 05/12 – quinta-feira

  • 08h às 12h – Exposição de Sistemas Embarcados – Apresentação de protótipos – Área de convivência

 

  • 08h às 9h – Sessões F – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 9h às 10h30 – Oficina ministrada por estudante: Oficina de colagem digital no Krita – Laboratório 06, bloco 3, com Nico Rabelo
    • A oficina tem como objetivo apresentar a colagem digital para quem não tem muito contato com a técnica da colagem, seja ela da forma tradicional ou digital. O software escolhido para ser utilizado foi o Krita. O Krita é um software de pintura e desenho de código aberto que foi desenvolvido para artistas digitais. No final da oficina, os estudantes serão capazes de fazer experimentações com a técnica da colagem.
    • São disponibilizadas 10 vagas. Link de inscrições: https://forms.gle/mXS6wK9MewXrD9wKA

 

  • 9h às 11h – Oficina: “Modelagem, implementação e execução de Processos de Negócios através do BonitaSoft: Transforme Processos em Aplicações” – Laboratório 07, bloco 3, com José Vinícius

 

  • 10h às 11h – Palestra “Empregabilidade – O caminho para se destacar no mercado de trabalho” – sala multiuso
    • Regivanda Bonfim é coordenadora de RH na empresa LinkCe, tem 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos. É consultora, professora e headhunter.

 

  • 13h às 14h – Sessões G – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 13h às 14h30 – Oficina ministrada por estudante: Design esportivo com GIMP – Criando flyers profissionais – Laboratório 06, bloco 3
    • Tem como objetivo ensinar os participantes a utilizarem o GIMP, um software gratuito e de código aberto para edição de imagens, na criação de flyers esportivos. Durante a oficina, vamos explorar as principais funções do GIMP de forma prática e interativa, garantindo que todos possam acompanhar o aprendizado. Ao final, os participantes estarão aptos a criar designs profissionais, utilizando as ferramentas e técnicas apresentadas.
    • Inscrições: https://forms.gle/fKe7qZEUYgpfkoxw9 – 10 vagas

 

  • 14h às 15h – Sessões H – 1 a 6 – Blocos 3 e 4
  • 13h às 15h – Oficina: “Desenvolvimento Back-end rápido em Python com FastAPI” pelo Prof. Regis Pires – Laboratório 07, bloco 3

 

  • 13h às 15h – Oficina ministrada por estudante: Alquimia de personagens: criando vidas do zero – Sala 3, bloco 1
    • Vamos misturar arte e storytelling e descobrir como traduzir características pessoais em personagens únicos e memoráveis. A oficina será interativa com exercícios dinamicos em dupla, onde cada participante vai criar um personagem do zero, explorando traços visuais, personalidade e narrativa.
    • Inscrições: https://forms.gle/2vRK9Pmjfy1gBP4i8 – 10 vagas

 

  • 15h às 17h – Lançamento do livro “Aurora: como pensar e estruturar projetos com propósito, direção e impacto”, de Tânia Pinheiro – sala multiuso
    • Tânia Pinheiro  se especializou no ensino de metodologias tanto de pesquisa quanto de design. Em 2019, lecionando disciplinas iniciais de Projeto Integrado, do Curso de Design Digital, começou a sistematizar também o ensino de metodologias de design, tema conhecido também como Design Thinking. Ao longo dos anos, ela aprofundou estudos em ensinar e aprender a projetar, gerência de projetos ágeis, processos de design e inovação, e interdisciplinaridade. O resultado está no livro Aurora: como pensar e estruturar projetos com propósito, direção e impacto. O lançamento do livro é um marco na atuação do Campus Quixadá, na produção de conhecimento especializado em tecnologia da informação.

 

  • 15h às 17h – Cerimônia de encerramento com premiação dos melhores trabalhos – Sala multiuso

 

 

ATENÇÃO:

  1. Estudantes do Campus de Quixadá devem submeter seus respectivos trabalhos conforme o Edital dos Encontros Universitários 2024 – Campus da UFC em Quixadá, via Contest.
  2. Todos os trabalhos submetidos por alunos devem ter um professor ou técnico-administrativo como orientador e co-autor do trabalho. É dever do orientador revisar o trabalho do orientando.

Dúvidas e informações: eu@quixada.ufc.br

Os Encontros possuem as seguintes trilhas:

  • Apoio a Projetos de Graduação, trilha direcionada para resumos dos bolsistas do Programa de Acolhimento e Incentivo a Permanência (PAIP);
  • Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, trilha destinada à submissão de resumos dos bolsistas do Programa Institucional De Bolsas De Iniciação Em Desenvolvimento Tecnológico E Inovação (PIBITI);
  • Empreendedorismo e Inovação, trilha destinada à bolsistas ou não bolsistas, que realizem atividades relacionadas ao empreendedorismo e/ou à inovação nos âmbitos da UFC e/ou do ecossistema de inovações cearenses (Corredores Digitais, Centelha, Clusters de Inovação, startups, projetos de inovação, projetos de disciplinas relacionadas a empreendedorismo, entre outros). Os discentes do Programa Empreende UFC seguirão as normas do edital do referido Programa.
  • Experiências Estudantis, trilha de propósito geral que visa oferecer oportunidade para submissões que não estejam atreladas a nenhum programa específico de bolsa;
  • Iniciação Acadêmica, trilha direcionada para resumos dos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA);
  • Iniciação à Docência, trilha direcionada para resumos dos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PID);
  • Iniciação Cientifica, trilha direcionada para resumos dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Nessa trilha, somente serão aceito resumos completos, ou seja, com no mínimo três e no máximo cinco páginas;
  • Programas de Educação Tutorial, trilha direcionada para os resumos dos bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PET);
  • Trabalhos de Extensão, trilha direcionada para os resumos dos bolsistas dos Projetos de Extensão.

 

 

 

  • O trabalho deve seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) disponível no site do evento e conter: título, autor, instituição, e-mail, resumo, palavras chave e referências. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentosinstitucionais/#publicacoes

> Modelo de estrutura de Resumo para os Encontros Universitários

> Modelo SBC: https://www.sbc.org.br/documentosinstitucionais/#publicacoes

> Template Apresentacao EU 2024.pptx

> Identidade Visual do Campus da UFC em Quixadá: https://www.quixada.ufc.br/campus/.

Dúvidas e informações: eu@quixada.ufc.br.

 

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