Coordenadorias e principais atribuições
I. Coordenadoria de Extensão:
Prof. Jefferson de Carvalho Silva
jeffersoncarvalho@ufc.br
Incentivar, apoiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de extensão;
Apoiar os contatos entre a comunidade acadêmica do Campus de Quixadá e a Pró-Reitoria de Extensão;
II. Coordenadoria de Estágios:
Prof. Regis Pires Magalhães
regispiresmag@gmail.com
Propor, coordenar e avaliar a política de estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios dos cursos do campus de Quixadá;
Orientar as Centrais de Estágio no cumprimento das normas para a atividade de estágio do campus de Quixadá e da legislação de estágio;
Contatar a Agência de Estágios da UFC sobre os dados para divulgação na Página de Estágios, visando à ampliação das oportunidades para os estudantes;
Apoiar e acompanhar o planejamento dos estágios curriculares obrigatórios e não-obrigatórios.
Divulgar, treinar e orientar sobre procedimentos, rotinas e padrões documentais relativos aos estágios;
Promover eventos relativos aos estágios no interesse dos alunos e do Campus de Quixadá;
Representar o Campus de Quixadá junto às organizações do mundo do trabalho: empresas públicas e privadas ligadas à indústria, comércio e prestação de serviços, órgãos públicos, ONGs etc.
III. Coordenadoria de Pesquisa:
Prof.ª Carla Ilane Moreira Bezerra
carlailane@ufc.br
Incentivar, apoiar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de pesquisa;
Apoiar os contatos entre a comunidade acadêmica do Campus de Quixadá e a Pró-Reitoria de Pesquisa;
IV. Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação
Delano José Holanda Maia
ntic@quixada.ufc.br
Propor políticas na área de tecnologia da informação em conformidade com as políticas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI);
Planejar e executar ações visando à implantação de novos processos de tecnologia da informação;
Prospectar novas tecnologias da informação visando sua utilização para o desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico e gerencial da Universidade;
Manter e desenvolver os diversos sistemas de informação em funcionamento no campus de Quixadá;
Manter em pleno funcionamento o parque computacional existente no campus;
Acompanhar e orientar o trabalho dos bolsistas de informática na perspectiva do cumprimento das obrigações dos mesmos;
Contribuir para a criação e manutenção de portais universitários na Universidade;
Responsabilizar-se pela guarda de dados institucionais e pela sua disponibilização para uso pela administração acadêmica do campus;
Estimular a utilização de modernas tecnologias da informação como mecanismos de promoção de comunicação, no seio da comunidade universitária, bem como desta com a sociedade.
V. Coordenadoria de Assuntos Internacionais
Prof. Marcos Antonio de Oliveira
marcos.oliveira@ufc.br
Responsabilizar-se por assessorar a diretoria do campus e coordenações de curso em caso de contatos com pessoas ou instituições no exterior;
Orientar no processo de estabelecimento de convênio com instituições estrangeiras, bem como em caso de participação em programa de graduação ou pós-graduação no exterior;
Garantir apoio adequado aos estudantes estrangeiros no campus de Quixadá, no que diz respeito às suas necessidades de adaptação local e servir-lhes de interface de comunicação com a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) em Fortaleza;
Oferecer acompanhamento acadêmico e orientação sobre os aspectos legais e institucionais a ambos estudantes e professores que venham a realizar intercâmbio no campus de Quixadá;
VI. Coordenadoria de Infraestrutura
Prefeitura – Tiago Roncalli dos Santos Porto
prefeitura@quixada.ufc.br
Supervisionar o pessoal das empresas terceirizadas;
Controlar e fiscalizar os serviços prestados pelas empresas terceirizadas do Campus de Quixadá, bem como o uso de insumos, equipamentos e materiais;
Detectar as falhas e defeitos de elementos construtivos, estruturais, instalações, mobiliários e equipamentos, informando, periodicamente, por meio de relatórios, aos setores competentes, e solicitar as medidas cabíveis;
Solicitar execução de serviços de manutenção preventiva ou corretiva e os de conservação dos veículos e demais bens móveis, bem como das instalações físicas e estruturais do campus;
Manter em condição de utilização os meios de acessibilidade, segurança e combate a incêndios;
Providenciar e controlar a concessão de autorização de entrada e permanência nas dependências do Campus ou anexos nos finais de semana e feriados;
Supervisionar a conservação e limpeza das instalações do refeitório.
VII. Núcleo de Comunicação
Prof. João Vilnei de Oliveira Filho
comunicacao@quixada.ufc.br
Propor políticas na área de Comunicação em conformidade com as políticas da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da UFC;
Coordenar e divulgar as ações (e editais) de ensino, pesquisa e extensão no Portal e nas demais mídias sociais;
Coordenar a elaboração do Boletim Informativo do Campus de Quixadá;
Desenvolver mecanismos para promover o fluxo informacional no Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, abrangendo toda a comunidade acadêmica.
Disseminar as boas práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus;
Propor ações para a melhoria da comunicação interna e externa do Campus;
Produzir o Boletim Informativo (virtual) com envio periódico, contendo assuntos de interesse do Campus;
Confeccionar e divulgar clipping digital semanal;
Acompanhar e orientar o trabalho dos bolsistas na perspectiva do cumprimento das obrigações dos mesmos.
VII. Núcleo de Cultura e Artes
O questionário “Levantamento de expectativas e interesses do aluno em relação ao curso” constitui-se em importante instrumento de obtenção de dados sobre o perfil, expectativas e interesses de nosso alunado em relação aos cursos nos quais estão matriculados, bem como em relação à instituição e à vida acadêmica.
Este levantamento se faz importante para a geração de informações que subsidiem a formulação, o acompanhamento e a avaliação das políticas educacionais no Campus da UFC em Quixadá, além de ser elemento para elaboração de estudos e pesquisas.
O questionário foi estruturado em quatro eixos, através dos quais buscou-se coletar informações sobre:
1. Identificações pessoais;
2. Experiência escolar e profissional;
3. Motivações para o ingresso no curso;
4. Expectativas em relação à conclusão do curso e inserção no mercado de trabalho.

Levantamento de expectativas e interesses do aluno em relação ao curso – 2019

Levantamento de expectativas e interesses do aluno em relação ao curso – 2018
Levantamento de expectativas e interesses do aluno em relação ao curso – 2017
Levantamento de expectativas e interesses do aluno em relação ao curso – 2016
Oferta de cursos no campus da UFC em Quixadá
CURSO | DURAÇÃO
TURNO | GRAU/ MODALIDADE | VAGAS ANUAIS | ALUNATO
ESTIMADO | PORTARIA CRIAÇÃO | PORTARIA RECONHECIMENTO | NOTA ENADE | CONCEITO CURSO |
Sistemas de Informação | 3008 h/
4 anos
Diurno | Presencial/
Bacharelado | 50 | 50 | Res CONSUNI/UFC nº 17 de 20/07/07 | Port. DIREG/MEC nº 38 de 14/02/2013
Port. de Renovação do Reconhecimento de curso: SERES/MEC nº 154/2023 | 3 | 5 |
Engenharia de Software | 3200 h/
4 anos
Diurno | Presencial/
Bacharelado | 50 | 50 | Res CONSUNI/UFC nº 28 de 24/07/09 | Port. DIREG/MEC nº 517 de 15/10/13
Port. de Renovação do Reconhecimento de curso: PORTARIA SERES/MEC No 314, DE 5 DE JULHO DE 2024 | *** | 5 |
Redes de Computadores | 2176 h/
3 anos
Noturno até 2023.2
Diurno a partir de 2024.1 | Presencial/
Tecnólogo | 50 | 50 | Res CONSUNI/UFC nº 19 de 24/07/09 | Port. DIREG/MEC nº 38 de 14/12/13 | 4 | 4 |
Ciência da Computação | 3200 h/
4 anos
Diurno | Presencial/
Bacharelado | 50 | 50 | Res CONSUNI/UFC nº 21 de 19/11/12 | Port. DIREG/MEC nº 652 de 29/06/2017 | 3 | 4 |
Engenharia de Computação | 3392 h/
5 anos
Diurno | Presencial/
Bacharelado | 50 | 50 | Res. CONSUNI/UFC nº 19 de 22/06/2014 | Port. DIREG/MEC nº 32, de 27 de março de 2023 | *** | 5 |
Design Digital | 3008 h/
4 anos
Diurno | Presencial/
Bacharelado | 50 | 50 | Res. CONSUNI/UFC nº 18 de 22/06/2014 | Portaria n° 538, de 30 de setembro de 2024 | *** | 5 |
Programa de Pós-graduação em Computação | Esperada: 24 meses Máxima: 30 meses | Presencial/
Mestrado acadêmico | 17 | 17 | *** | *** | *** | *** |
Total | | | 317 | *** | *** | *** | *** | *** |
Composição do Quadro de Docentes do Campus da UFC em Quixadá
O corpo docente do Campus da UFC em Quixadá foi formado no ano de 2011, com 30 Professores, sendo 3 doutores e 27 mestres. Em 2014 esse número já havia mudado consideravelmente, a essa altura o corpo docente já somava 44 membros, detre eles 28 mestres e 16 doutores, todos efetivos e em regime de dedicação exclusiva.
Dados mais recentes apontam ainda mais essa evolução, em 2017 os números mudaram para 30 doutores e 32 mestres (62 professores) atuantes nas mais diversas áreas que envolvem os 6 cursos existentes no Campus. Em novembro de 2021, há 44 docentes com doutorado e 15 com mestrado.

Evolução do Quadro de Servidores Técnico-administrativos do Campus da UFC em Quixadá
O crescimento da UFC em Quixadá não deixa a desejar em nenhum dos seus setores; isso fica claro ao observar o número de técnicos-administrativos do campus que saltou de 07 servidores em 2011 para 32 ao final de 2017.
Em novembro de 2021, o Campus conta com o trabalho de 31 servidores técnico-administrativos. Do total, 04 possuem o título de mestre, 10 têm especialização, 14 graduação e 03 nível médio.
