O projeto em rede “Investigando o panorama e enfrentando os desafios da entrada e permanência de meninas e mulheres na área de Tecnologia da Informação no Estado do Ceará: do Ensino Fundamental à Graduação”, proposto pela professora Viviane de Menezes e que envolve discentes do campus de Russas e de Crateús, além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Quixadá) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi selecionado na chamada “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e o Ministério das Mulheres – Mmulheres.
A chamada tem como objetivo apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação e recebeu projetos que tenham como público-alvo meninas e mulheres matriculadas no oitavo e no nono ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, em um investimento de R$ 100 milhões em mais de 5 mil bolsas.
O projeto em rede “Investigando o panorama e enfrentando os desafios da entrada e permanência de meninas e mulheres na área de Tecnologia da Informação no Estado do Ceará: do Ensino Fundamental à Graduação” foi um dos 46 selecionados com abrangência regional (linha 2), de um total de 598 propostas para as diversas subáreas das ciências exatas, engenharias e computação, sendo 87 para a linha 1 (nacional), 145 para a linha 2 (regional) e 366 para a linha 3 (individuais). Seu objetivo é analisar o cenário e implementar ações para enfrentar os desafios relacionados à entrada e permanência de meninas e mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI) no Sertão Central, Sertão dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe.
As pesquisas e ações serão realizadas em três grandes linhas: “Ensino Fundamental: Anos Finais”, com o objetivo de investigar os fatores que influenciam as escolhas das meninas do ensino fundamental a cursar o ensino médio em uma escola profissional, especificamente em cursos da área de TI; “Ensino Médio Regular e Profissional”, com o objetivo de investigar os fatores que influenciam as escolhas de carreira em TI para alunas matriculadas no ensino médio regular e profissional em instituições públicas de ensino e; “Graduação na área de TI”, com o objetivo de investigar os fatores que influenciam a presença e o sucesso das mulheres em cursos de graduação na área de TI.
Cada uma delas com uma extensa lista de atividades como revisão bibliográfica sobre o ensino de conteúdos relacionados a pensamento computacional no ensino fundamental, mapeamento das escolas públicas estaduais que oferecem cursos profissionalizantes na área de TI, entrevistas com professores e alunas, realização de palestras e workshops, entre outras
A instituição executora do projeto será o Campus Quixadá com participação do Campus Russas, Campus Crateús, o IFCE-Quixadá e a UECE. Do Campus Quixadá, participam do projeto a professora Viviane de Menezes, como proponente, além das professoras Carla Ilane Moreira Bezerra e Ingrid Teixeira Monteiro, como colaboradoras. Também são colaboradoras do projeto as professoras Jacilane de Holanda Rabelo (Campus Russas). Amanda Drielly Pires Venceslau (Campus Crateús), Danielle Rodrigues da Silva Matos (IFCE-Quixadá) e Nagyla Maria Galdino Drumond (UECE).
Fonte: Viviane de Menezes, professora do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: vivianemenezes@ufc.br. Imagem retirada do instagram do CNPQ.