A Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá apresenta artigos, entre os dias 04 e 08 de novembro, no CBIE – Congresso Brasileiro de Informática na Educação, durante o evento, ocorrem diversos sub-eventos, dentre eles o WIE – XXX Workshop de Informática na Escola e o SBIE – XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. O CBIE é um evento anual da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Em 2024, o CBIE será realizado no Instituto Benjamin Constant, e terá como tema “O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva”.
Os artigos aprovados no WIE são resultantes de eventos promovidos pelo PET-TI e PET-SI. O primeiro advém dos 10 anos de InfoGirl, evento realizado pelo PET-TI com o objetivo de apresentar o mundo da TI para alunas do ensino médio. O artigo contou com a autoria das alunas Ana Lívia Lopes, Cecília Mesquita de Engenharia de Computação, dos alunos de Design Digital Antônia Iana Lima, Gabriela Santos, Jéssica Rodrigues, José Wermyson Pinheiro e da Professora Viviane Menezes. O segundo é resultado do projeto PET-Recebe organizado em conjunto pelo PET-TI e PET-SI, tem como objetivo apresentar o Campus da UFC em Quixadá para alunos de escolas públicas, os autores são alunos A. Guilherme Sampaio de Design Digital, os alunos Arthur R. da Silva e William Brito de Engenharia de Computação, Beatriz Oliveira e Samuel Costa do Nascimento de Sistemas de Informação, Francisco Jerferson da Silva de Engenharia de Software, a professora Viviane Menezes e o ex-professor do Campus Wladimir Tavares.
No SBIE os artigos aprovados são derivados de TCCs de alunos da Ciência da Computação. Elias Dias de Araujo foi orientado pela professora Viviane Menezes no desenvolvimento do artigo “Análise da Relação entre Fundamentos de Programação e Conceitos do Pensamento Computacional em Portfólios de Estudantes de um Curso EaD de Programação” e David Alves foi orientado pelo professor Paulo de Tarso na produção do artigo “Uma Ferramenta Web para Criação e Simulação de Máquinas de Turing”.
Trabalhos aceitos
Artigos aceitos no XXX Workshop de Informática na Escola
Autores: Ana Lívia Lopes, Antônia Iana Lima, Cecília Mesquita, Gabriela Santos, Jéssica Rodrigues, José Wermyson Pinheiro, Carla Bezerra, Viviane Menezes.
Resumo: Nos últimos anos, o governo federal ampliou a oferta de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação (TI), especialmente ofertados em Campi localizados no interior dos estados brasileiros. No entanto, a representação feminina nesses cursos ainda é significativamente baixa, refletindo desafios sistêmicos de gênero. Surgiu então, em 2014, o projeto InfoGirl na Universidade Federal do Ceará em Quixadá (UFC-Quixadá), buscando apresentar para alunas do ensino médio a área de TI. Com uma década de atuação, o projeto visa promover a equidade de gênero nos cursos de graduação em TI, especialmente naqueles ofertados pela rede federal de ensino superior no estado. Este artigo tem como objetivo apresentar o panorama educacional em TI no Ceará; o histórico do projeto InfoGirl e os resultados de uma pesquisa realizada com graduandas da UFC-Quixadá.
Autores: A. Guilherme Sampaio, Arthur R. da Silva, Beatriz Oliveira, Francisco Jerferson da Silva, Samuel Costa do Nascimento, William Brito, Viviane Menezes, Wladimir A. Tavares.
Resumo: Este artigo apresenta o projeto PET-Recebe, desenvolvido no campus temático de Tecnologia da Informação (TI) em Quixadá. O projeto promove visitas guiadas para alunos de escolas públicas, apresentando os cursos de TI oferecidos, a infraestrutura do campus e os programas de assistência estudantil destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, o projeto organizou 23 visitas, atendendo aproximadamente 1.200 estudantes. O projeto fortalece a conexão entre a universidade pública e a escola pública, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior e servindo como modelo replicável para outras instituições. Além disso, apresenta a área de TI aos estudantes, buscando atraí-los para cursos de graduação nesse setor e contribuindo indiretamente para a formação de uma mão de obra diversificada.
Artigos aceitos no XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Autores: Elias Dias de Araujo, Viviane Menezes, Deglaucy Teixeira.
Resumo: O ensino de programação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de abstração e resolução de problemas em alunos do ensino médio e está relacionado ao desenvolvimento do pensamento computacional. Para facilitar o aprendizado de conceitos de programação, ferramentas de linguagens de programação em blocos foram desenvolvidas nos últimos anos, tais como o App Inventor. Contudo, a escassez de professores especializados na área constitui um desafio para a popularização do ensino deste tipo de conteúdo do ensino básico na modalidade convencional, sendo a Educação a Distância (EaD) uma das alternativas para superar este problema. Esse trabalho apresenta uma análise realizada com os estudantes de escolas públicas do ensino médio do estado do Ceará, participantes do curso de programação a distância denominado “Fábrica de Programadores – Aprendendo a programar com Games”, criado a partir de uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Federal do Ceará. Neste curso foi adotada a plataforma App Inventor para desenvolvimento dos projetos práticos de programação. A proposta deste trabalho é utilizar uma rubrica de avaliação, que relaciona os fundamentos de programação com níveis de desenvolvimento do pensamento computacional, para analisar os portfólios de exercícios práticos submetidos pelos estudantes participantes do curso a fim de avaliar o nível de aquisição de PC em relação às atividades práticas realizadas pelos estudantes.
Autores: David Alves, Paulo de Tarso Guerra Oliveira.
Fonte: Viviane Menezes, professora do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: vivianemenezes@ufc.br