Eleição para o CONSUNI: servidores técnico-administrativos escolherão seus representantes nos dias 8, 9 e 10 de outubro

Publicada em: 4 de outubro de 2024 | Atualizada em: 7 de outubro de 2024

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) participarão de votação nos próximos dias 8, 9 e 10 de outubro, das 8h às 20h, para escolha dos seus representantes no Conselho Universitário (CONSUNI). O voto será exclusivamente eletrônico, por meio de link disponibilizado no e-mail cadastrado na Universidade, obedecendo às regras definidas no Regimento Interno da UFC.

Imagem: A imagem mostra uma reunião em uma grande sala, com várias pessoas sentadas ao redor de uma mesa oval ou em formato de U. Há uma tela de projeção ao fundo com o logotipo de uma instituição, e as pessoas parecem estar participando de uma sessão ou audiência formal, com algumas usando laptops para tomar notas ou acompanhar o evento. Nas mesas, há placas de identificação para cada participante. O ambiente parece organizado, e o evento parece ser uma reunião ou conferência de caráter oficial, possivelmente em um contexto acadêmico ou governamental.
O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo e consultivo da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O voto é nominal, facultativo e intransferível. Cada técnico poderá votar em até três candidatos. Os mais votados ocuparão as três vagas titulares e os três seguintes ocuparão as respectivas suplências. Ao todo, 20 servidores se inscreveram para tentar ocupar as vagas. A lista completa dos candidatos pode ser acessada no site do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE).

O SINTUFCE divulgará o resultado parcial no site no dia 10 de outubro, às 20h. O prazo para apresentação dos recursos será no dia 14, das 8h às 17h, com a divulgação até as 16h do dia 15 de outubro. O resultado final da eleição estará disponível, também no site do SINTUFCE, a partir das 9h, do dia 16 de outubro.

Regido pelo Edital nº 09/2024 (com aditivo), o processo de escolha dos representantes dos técnicos é organizado pela Comissão Eleitoral, também formada por servidores técnico-administrativos, instituída em assembleia do sindicato, realizada no último dia 30 de agosto.

CONSUNI – O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo e consultivo da Universidade Federal do Ceará, que tem como atribuições formular políticas universitárias, decidir sobre questões estratégicas da administração, incluindo gestão econômico-financeira, além de propor alterações regimentais e estatutárias.

A inclusão de representantes dos técnicos no CONSUNI, além de ser garantida pelo Estatuto da Universidade, reforça o compromisso com a participação ativa da categoria nas decisões que impactam a Instituição.

Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores (DACS) – e-mail: conselhos@ufc.br, via Portal da UFC