Equipe do Campus é finalista no Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação 2024

Publicada em: 26 de junho de 2024 | Atualizada em: 26 de junho de 2024

O projeto Auricheeks: Mouse Acessível como Tecnologia Assistiva para Navegação em Desktops foi selecionado como um dos cinco finalistas no Selo de Inovação, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. O evento ocorrerá de 21 a 25 de julho em Brasília.

A equipe, a única do nordeste selecionada, é composta por: Marcelo Martins (professor orientador; Campus da UFC em Quixadá), Simone Nunes (administradora, UFPA), Eduardo Almeida (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá), Petrucio Filho (estudante de Engenharia da Computação no Campus da UFC em Quixadá), Juliana Barreto (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá), Ray Texeira (estudante de Redes de Computadores no Campus da UFC em Quixadá) e Bianca Alves (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá).

O Auricheeks é um projeto do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá. Esse dispositivo auricular inovador é equipado com sensores de pressão, posição e flexibilidade, permitindo a navegação e o clique por meio de movimentos da orelha. Além disso, ele também conta com filtros de ruído que tornam a experiência de navegação mais assertiva e fluida. Auricheeks oferece uma solução para as dificuldades enfrentadas por pessoas com diferentes deficiências e/ou baixa mobilidade nos membros superiores ao utilizarem dispositivos de navegação tradicionais, como mouses.

Ano passado, alunos do INOVE ganharam o Selo de Inovação SBC, ficando em segundo lugar com o projeto de tecnologia assistiva “Smart Glasses”.

Selo de inovação

O Selo de Inovação é um concurso que tem por objetivo selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Na primeira fase do concurso, cinco trabalhos são selecionados e estes serão apresentados durante o COMPUTEC, evento base do CSBC.  Na segunda fase, os três melhores projetos avaliados ganharão o Selo de Inovação SBC.

Fonte: Ray Texeira, estudante de Redes de Computadores  e Marcelo Martins, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: martins2016eng@gmail.com