Estudantes da UFC são destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Publicada em: 1 de novembro de 2023 | Atualizada em: 14 de novembro de 2023

Estudantes do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), em Fortaleza e do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará, foram destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, ocorrido em Maceió (AL), de 16 a 20 de outubro. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).  Cinco trabalhos de estudantes do Campus da UFC em Quixadá obtiveram menção honrosa no IHC 2023.

Na trilha Competição de Avaliação, ganharam destaque os trabalhos Avaliação da usabilidade e experiência do usuário na Plantinha IoT, dos estudantes Carlos Feitosa, Ana Beatriz Vasconcelos Martins, Francisco Diogo Gaspar, Naily Santos e Petrucio Filho, sob orientação da Profª Ingrid Monteiro e de Marcelo Martins da Silva, que é egresso do Curso de Engenharia de Computação do campus e hoje mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); e Hidrate Spark TAP: avaliação de uma garrafa inteligente para motivação e acompanhamento da ingestão de água, dos estudantes Pedro Victor Silva, Ruan Gabriel Lopes e Souza, Larah Virgínia Pedrosa Lima Cruz e Anna Julia Abreu Lima de Souza, tendo como orientadores a Profª Andréia Libório e o mestrando Marcelo Martins da Silva.

Equipe “Avaliação da usabilidade e experiência do usuário na Plantinha IoT”, com a Profª Ingrid Teixeira, os estudantes Diogo Gaspar, Ana Beatriz Vasconcelos e Carlos Eduardo, e o egresso Marcelo Martins (Foto: Divulgação)

Na trilha Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação, as menções honrosas foram dadas aos trabalhos Desenvolvimento e avaliação do plugin para o Figma para documentação de acessibilidade para interfaces – DAI, de George de Oliveira; e Ion: design system para o setor de desenvolvimento dos sistemas internos da empresa Brisanet Telecomunicações, de Edney Lourenço. Ambos tiveram a orientação da Profª Ingrid Monteiro.

Já na trilha Ideias inovadoras e Resultados Emergentes, o destaque foi para o trabalho Evaluating a MALTU extension for UbiComp and IoT system, do estudante Carlos Eduardo Almeida Feitosa, também sob a orientação da Profª Ingrid Monteiro.

Essa não foi a primeira vez que estudantes do Campus de Quixadá se destacaram no IHC. No ano passado, eles venceram a competição de design digital do evento.

O EVENTO – O XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais reúne a comunidade brasileira científica da área relacionada à interação humano-computador (IHC). Na programação estão minicursos, palestras, workshops, trilhas científicas, apresentações de artigos, competições (de design ou avaliação de IHC) e reuniões da comunidade.

Considerado o mais relevante evento do gênero na América Latina, é organizado em cooperação com a Association for Computing Machinery (ACM). Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no site oficial.

Fonte: Profª Ticianne Darin, do Instituto UFC Virtual – e-mail: smd@virtual.ufc.br; Profª Ingrid Monteiro, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: ingrid@ufc.br, adaptado do Portal da UFC