Campus de Quixadá é destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Publicada em: 11 de outubro de 2023 | Atualizada em: 11 de outubro de 2023

Marcado para 16 a 20 de outubro, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá já é destaque no XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, evento nacional na área de TIC.

Equipe “Avaliação da Usabilidade e Experiência do Usuário na Plantinha IoT”, com Ingrid Teixeira, Diogo Gaspar, Ana Beatriz Vasconcelos, Carlos Eduardo e Marcelo Martins (Foto: divulgação).

Nossos alunos de graduação ou egressos estão concorrendo a prêmios em várias trilhas do Simpósio:

1. Trilha “Competição de Avaliação” –  o Campus de Quixadá tem duas das três vagas da final, são eles:
      1. Avaliação da Usabilidade e Experiência do Usuário na Plantinha IoT
        • Estudantes: Carlos Feitosa (Design Digital), Ana Beatriz Vasconcelos Martins (Design Digital), Francisco Diogo Gaspar (Design Digital), Naily Santos (Design Digital), Petrucio Filho (Engenharia de Computação);
        • Orientadora: Ingrid Monteiro e Marcelo Martins da Silva (graduado em Engenharia de Computação, hoje mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Brasil);
      2. Hidrate Spark TAP: Avaliação de uma Garrafa Inteligente para Motivação e Acompanhamento da Ingestão de Água
        • Estudantes: Pedro Victor Silva (Design Digital), Ruan Gabriel Lopes e Souza (Design Digital), Larah Virgínia Pedrosa Lima Cruz (Design Digital), Anna Julia Abreu Lima de Souza (Design Digital);
        • Orientadora: Andréia Libório e Marcelo Martins da Silva (graduado em Engenharia de Computação, hoje mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Brasil);
    2. Trilha “Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Teses, Dissertações e Trabalhos de Graduação” –  o Campus tem dois dos cinco trabalhos de conclusão de curso (TCC) selecionados, são eles:
      1. “Desenvolvimento e avaliação do plugin para o Figma para Documentação de Acessibilidade para Interfaces – DAI”, TCC defendido em 2022
        • Estudante: George de Oliveira (graduado em Design Digital, hoje mestrando na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Brasil)
        • Orientadora: Ingrid Monteiro
      2. “Ion: Design System para o setor de desenvolvimento dos sistemas internos da empresa Brisanet Telecomunicações”, TCC defendido em 2022
        • Estudante: Edney Lourenço (graduado em Design Digital, hoje funcionário da empresa Brisanet)
        • Orientadora: Ingrid Monteiro
    3. Trilha “Ideias inovadoras e resultados emergentes” – Premiação de melhores artigos
      1.  “Evaluating a MALTU Extension for UbiComp and IoT System
        • Estudante: Carlos Eduardo Almeida Feitosa (estudante de Design Digital)
        • Orientadora: Ingrid Monteiro
          • O artigo também foi fruto de um TCC e parte dos resultados do TCC foram publicados nos Encontros Universitários da UFC 2022, no Campus de Quixadá, e o trabalho recebeu o segundo lugar como Best Paper.
    4. Trilha “Pôsteres e Demonstrações” – os dois pôsteres relatam trabalhos desenvolvidos na disciplina (optativa) “Engenharia Semiótica” de 2022.2
      1. “Análise das ilustrações na comunicabilidade do Discord”
        • Estudantes: Francisco Gaspar, Alex Carvalho (ambos estudantes de Design Digital)
        • Orientadora: Ingrid Monteiro
      2. “Engenharia semiótica no Youtube Music: estudo da comunicabilidade com MoLIC, MIS e MAC”
        • Estudantes: Weydla Rocha, Adnny de Sousa, Kaique da Silva (todos estudantes de Design Digital)
        • Orientadora: Ingrid Monteiro

Equipe:  “Hidrate Spark TAP: Avaliação de uma Garrafa Inteligente para Motivação e Acompanhamento da Ingestão de Água”, com Andréia Libório, Larah Cruz, Ruan Lopes, Pedro Victor, Marcelo Martins e Anna Julia Souza (foto: divulgação).

Outros trabalhos também foram aceitos no IHC 2023. Ao todo, incluindo discentes da graduação e do Mestrado em Computação (PCOMP), somam 16 trabalhos de autores do Campus da UFC em Quixadá, distribuidos nas diversas trilhas do  Simpósio.

IHC Maceió 2023 – O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é um evento itinerante e a cada ano acontece em uma cidade do Brasil, para, dessa forma, atingir todas as regiões e possibilitar uma ampla participação da comunidade. A vigésima segunda edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023) comemora os 25 anos de realização do IHC, trazendo o evento para Maceió, a ensolarada capital do estado de Alagoas. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023.

O IHC 2023 convida a comunidade científica a explorar o tema “Tecendo as interfaces entre o físico e o virtual”, em referência aos desafios recentes vividos durante, e após, a pandemia da COVID-19. O IHC tem sido um fórum científico de alto nível onde ideias têm sido apresentadas e discutidas, no intuito de avançar as pesquisas relacionadas à acessibilidade, ao design, e, ao uso e à avaliação de tecnologias computacionais voltadas para melhorar a vida das pessoas.

Fonte: Ingrid Monteiro, professora no Campus da UFC em Quixadá e site do IHC 2023 | E-mail: ingrid@ufc.br