Projeto Smart Glasses, do Campus de Quixadá, é um dos três vencedores do Selo de Inovação da SBC

Publicada em: 22 de agosto de 2023 | Atualizada em: 25 de junho de 2024

O projeto Smart Glasses, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi escolhido como um dos três vencedores do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Alcançando a segunda colocação na competição nacional, o dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual criado na UFC recebeu o selo da SBC e será agora objeto de campanha de promoção da instituição científica.

O Selo de Inovação é um concurso que tem por objetivo selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Os vencedores da edição de 2023 foram anunciados no dia 10 de agosto, durante o 43° Congresso da SBC, realizado em João Pessoa (PB).

Imagem? Equipe do projeto Smart Glasses, do Campus de Quixadá (Foto: acervo da equipe)
Equipe do projeto Smart Glasses, do Campus de Quixadá (Foto: acervo da equipe)

O foco da iniciativa é fomentar a inovação no ambiente acadêmico. A partir de agora, a SBC promoverá de forma ampla os vencedores nos canais de comunicação da instituição – site oficial, listas e redes sociais.

Originalmente um projeto de graduação, elaborado para a competição de sistemas embarcados no Simpósio Brasileiro de Engenharia e Sistemas Computacionais, em 2017, o Smart Glasses é um dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, usado de forma complementar às bengalas. Combina um par de óculos com sensores de posição e de presença que, por sua vez, realizam a detecção de obstáculos durante as trajetórias do usuário.

Em caso de obstáculos identificados e, de acordo com a posição da cabeça do usuário, um sinal é enviado via bluetooth para o aplicativo em smartphone, com a finalidade de alertá-lo para a proximidade através de áudio ou vibração.

Participam da equipe premiada Petrúcio Neves Filho, aluno de Engenharia da Computação; Letícia Chaves, egressa do Curso de Ciência da Computação; Carlos Alberto Ferreira Júnior, aluno de Engenharia da Computação; Camila Stefany Guerra, mestranda em Ciência da Computação; Simone Nunes, coordenadora do INOVE – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá; e, ainda, Ingrid Monteiro, Paulo Aguilar e Marcelo Silva, docentes do Campus Quixadá. O Prof. Marcelo Martins da Silva, egresso do Curso de Engenharia da Computação de Quixadá, atua hoje como um dos orientadores do projeto.

CAMPUS DE CRATEÚS – Também estava concorrendo, entre os cinco finalistas, um outro invento da UFC, o SisBarragens, do Campus Crateús. Trata-se de um aplicativo que busca auxiliar, por meio da tecnologia, os profissionais que costumam preencher dados técnicos de inspeção de barragens em checklists impressos. A proposta visa aprimorar a gestão de barragens e a segurança desses reservatórios, que são essenciais para o abastecimento de água potável, a irrigação agrícola, o controle de enchentes e a produção de energia elétrica.

Fonte: Campus da UFC em Quixadá – e-mail: comunicacao@quixada.ufc.br, via Portal da UFC