“Geração de Dados Sintéticos para Séries Temporais usando técnicas GAN-based” é o tema da palestra do PCOMP na quarta-feira, 14

Publicada em: 13 de junho de 2023 | Atualizada em: 13 de junho de 2023

A disciplina de Seminários do PCOMP (Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá) e o PET Conexões de Saberes (PET TI) convidam para palestra do professora Ticiana Linhares (UFC). O evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), às 18h, via Google Meet, com o tema: “Geração de Dados Sintéticos para Séries Temporais usando técnicas GAN-based

É aberta à comunidade externa, além dos servidores docentes e técnicos e os estudantes do Campus de Quixadá. A participação valerá como hora complementar. Inscrições devem ser realizadas pelo link: bit.ly/seminariospcomp2023.

Ticiana Linhares é professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Universidade Virtual. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá. É doutora pela Universidade Federal do Ceará e obteve título de mestre em Ciência da Computação nessa mesma universidade. Concludente do curso de Bacharelado em Computação da Universidade Federal do Ceará. É integrante do grupo de pesquisa Insight Data Science Lab, participou de projetos de pesquisa na área de Integração de Dados, Web Semântica e Ontologias. No mestrado, propôs uma solução elástica e não-intrusiva para monitorar a performance de banco de dados e provisionar dinamicamente máquinas virtuais durante o processamento das consultas. O problema considerado envolve como processar consultas em um ambiente de nuvem levando em consideração o contrato de nível de serviço, em inglês, Service Level Agreement (SLA), e ainda minimizando o custo computacional. Durante o período de Março a Agosto de 2012, foi aluna visitante na Universidade de Alberta no Canadá. Durante o doutorado, sua pesquisa esteve direcionada à análise por meio de algoritmos de Mineração de dados de mobilidade. Foi aluna visitante na Universidade de Piraeus, Grécia, em 2014 e 2015. De Agosto de 20015 a Julho de 2016, foi aluna de doutorado visitante na Université de Versailles Saint-Quentin en Yvelines, França. As suas principais áreas de interesse são Big Data, Mineração de Dados, Dados de Mobilidade e Gerenciamento de Dados Espaço-Temporal.

Fonte: Carla Ilane, professora no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: carlailane@ufc.br