Ciclo de palestras sobre Educação Ambiental apresenta palestra “Geoparque Sertão Monumental”

Publicada em: 1 de junho de 2023 | Atualizada em: 1 de junho de 2023

Nesta sexta-feira, 02, às 13h30, na sala multiuso, acontecerá mais uma palestra do ciclo de palestras da disciplina de Educação Ambiental do semestre 2023.1, ministrada pelo professor Paulo Armando Aguilar. O tema será “Geoparque Sertão Monumental”, com Rubson Pinheiro Maia.

O evento é aberto para todos os estudantes da UFC, sem necessidade de inscrições prévias. A participação valerá como horas complementares.

O campo de inselbergs de Quixadá-Quixeramobim constitui um território semiárido chave para interpretação acerca da origem e evolução das paisagens do Nordeste brasileiro. Nesse sentido, surge no âmbito da UFC e CPRM uma proposta inicial de criação de um Geoparque envolvendo os dois municípios. Geoparques fazem parte de um programa da UNESCO de promoção do geoturismo e do desenvolvimento sustentável em territórios de notável beleza cênica e importância científica.

Rubson Pinheiro Maia é geógrafo (UECE), mestre em Geografia Física com ênfase em Geomorfologia (UFC), e doutor em Geodinâmica e Geofísica (UFRN).

Fonte: Paulo Armando, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: pauloaguilar@ufc.br