“Então, o que é DevRel?” – Disciplina de Seminários do PCOMP e PET TI realizam palestra remota quarta-feira, 05

Publicada em: 3 de abril de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

A disciplina de Seminários do PCOMP (Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá) e o PET Conexões de Saberes (PET TI) convidam para palestra ministrada pelo professor Awdren Fontão (UFMS). O evento ocorrerá nesta quarta-feira (05), às 18h, através do google meet, com o tema: “Então, o que é DevRel?. Inscrições podem ser realizadas até o dia do evento através do link: bit.ly/seminariospcomp2023.

A palestra será mediada pela professora Carla Moreira, com o apoio do PET TI. É aberta à comunidade universitária – servidores docentes e técnicos e estudantes -, do Campus de Quixadá. A participação valerá como hora complementar.

Awdren é professor adjunto da Faculdade de Computação (FACOM) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor e mestre pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Premiado como a melhor tese do Brasil em Engenharia de Software e em Sistemas de Informação, além de ser a terceira melhor tese em Qualidade de Software. Já foi premiado como uma das melhores dissertações de mestrado em Computação no Brasil pela SBC, assim como, na área de qualidade de software pelo SBQS.

Tem experiência com comunidades de desenvolvedores, onde atuou por seis anos na área de DevRel como evangelista de desenvolvedores da Nokia e Microsoft, no Brasil e América Latina. Neste campo, participou da organização de hackathons, conferências de desenvolvedores e treinamentos, além da liderança técnica de time. Trabalhou em instituto de pesquisa da Samsung em projetos de Deep Learning e Emotional Text-To-Speech, além de colaboração na área de Verificação, Validação e Teste de Software. Atua como revisor de periódicos e de comitês técnicos de programas de conferências e workshops. Tem interesse, dentro da área de Engenharia de Software, por pesquisas sobre Developer Relations (DevRel), Ecossistemas de Software e Engenharia de Software para Inteligência Artificial e Ciência dos Dados. Coordena o Laboratório de Engenharia de Software da UFMS e é membro do Laboratório de Engenharia de Sistemas Complexos (Lab Esc) da UNIRIO.

Fonte: Carla Ilane, professora no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: carlailane@ufc.br