Professor Joel Castro conquista Bolsa de Produtividade PQ do CNPQ; é a primeira do Campus de Quixadá nesta modalidade

Publicada em: 20 de março de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

O professor Joel Castro conseguiu uma bolsa de produtividade em pesquisa do CNPQ, a primeira do Campus da UFC em Quixadá nesta modalidade. O título do projeto submetido é “Tratamento hidrotérmico de biomassa: obtenção de materiais híbridos porosos metal/carbono”, da área de Física/Astronomia. A vigência é até 28/02/2026.

Joel explica que a bolsa surge em uma perspectiva de valorizar a qualidade do trabalho e da pesquisa realizada no interior do estado. Ele conclui na esperança “que o investimento em ciência avance e que tenhamos outros professores da UFC/Campus Quixadá como PQ”. No ano de 2022, o docente Rafael Braga ganhou bolsa BPI (FUNCAP).

A bolsa de produtividade tem como objetivos:

1. reconhecer e valorizar pesquisador que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, apresentando produção científica e/ou tecnológica de relevância;
  2. incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade e;
  3. selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico (texto retirado do CNPq).

Fonte: Joel Castro, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: joelcastro@fisica.ufc.br