Startup Ookami é aprovada no programa “Você, Empreendedor”, do NUTEC

Publicada em: 15 de fevereiro de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Ookami, startup formada por estudantes do Campus da UFC em Quixadá, é aprovada no programa de incubação  “Você, Empreendedor”, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), que oferece suporte a empreendimentos em suas etapas iniciais, com a finalidade de contribuir nas fases de maturação, estruturação e desenvolvimento do negócio.

A startup tem como objetivo trazer para o Brasil de forma mais acessível e rápida obras que poderiam ser obtidas apenas em outros idiomas ou através de editoras tradicionais que costumam ter um processo demorado, financeiramente mais custoso e limitado que o modelo de publicação digital que está sendo desenvolvido.

Programa “Você, Empreendedor”

O programa de incubação PVE tem como principal objetivo transformar ideias inovadoras em negócios. O programa tem duração de 12 meses, com três ciclos:  “Mão na Massa”; “Jogando Duro”; e “Agora Vai”.

Para a turma de 2023 foram selecionadas prioritariamente iniciativas alinhadas com atuação técnica do Nutec, que compreende as áreas de Alimentos, Materiais, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Agronegócio, Internet das Coisas (IoT), 3D, Indústria 4.0, Educação, Ciência de Dados e Segurança da Informação.

Projeto

Foi submetida a proposta de uma plataforma que atuará como editora digital para publicação de histórias em quadrinhos (HQs) asiáticas que incluem muito além dos populares Mangás (HQs japonesas), como também  Manhuas (HQs chinesas), Manhwa (HQs sul-coreanas), Webtoons (HQs que nasceram digitalmente), que estão cada vez mais populares entre o público geek. A equipe responsável é composta por alunos do Campus da UFC em Quixadá de diferentes cursos:

Jéssica explica que “o INOVE teve papel fundamental no desenvolvimento da proposta ao fazer a divulgação de programas de apoio a novas propostas empreendedoras, como aconteceu no INFOGIRL 2022 quando a coordenadora, na época Simone Nunes, apresentou o Centelha Ceará, proporcionando incentivo que levou a inscrevermos a Ookami pela primeira vez em um programa de apoio a novos projetos inovadores”. Ela afirma que “o INOVE também vem proporcionando suporte e consultoria por parte dos integrantes de algumas startups existentes no núcleo como é o caso do Ray Teixeira, que vem sendo um consultor voluntário para tirar algumas dúvidas que possam vir a existir durante os processos de inscrição, também através do professor Paulo Armando que se tornou recentemente nosso orientador para nos ajudar a elaborar os próximos passos a serem adotados”.

Ookami

Ookami significa lobo em japonês. Como idealizadora da proposta, Jéssica conta que sempre teve muito apego a figura do lobo, por transmitir a ela resiliência, lealdade e força: “então vi como um símbolo de boa sorte colocar o nome e a logo fazendo referência a esse animal tão fantástico, ao mesmo tempo isso foi ao encontro do motivo cultural. Na cultura japonesa os lobos são imensamente respeitados, vistos como protetores dos viajantes, mensageiros dos espíritos e protetor das fazendas. A Ookami tem como objetivo se tornar uma plataforma para leitura de diversos tipos de HQs asiáticas, mas tudo começou com Mangás que são as HQs japonesas, então como forma de honrar a memória desses nobres animais que se encontram atualmente extintos no Japão, o nome pareceu apropriado até mesmo como um pedido de que o lobo seja nosso bom guia nessa nova jornada empreendedora”, finaliza a estudante.

Fonte: Jessica Campos, CEO da startup Ookami, e Paulo Armando Aguilar, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: inove@quixada.ufc.br ou ookamiproject2022@gmail.com