Campus de Quixadá tem trabalhos premiados no XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software – SBQS 2022

Publicada em: 8 de novembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Dois artigos elaborados no Campus da UFC em Quixadá receberam prêmio no XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software – SBQS 2022.

O paper Analyzing test smells refactoring from a developers perspective, com autoria de Humberto Damasceno (discente do Mestrado em Computação da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá), ganhou Distinguished Paper Awards na trilha principal do SBQS. Também são autores do artigo os professores do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá Carla Ilane Moreira Bezerra, Emanuel Coutinho, em parceiria com Ivan Machado (docente na Universidade Federal da Bahia).

Já o trabalho Teaching Software Process Modeling in Different Domains, de autoria dos professores do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá Carla Ilane Moreira BezerraEmanuel Coutinho, ganhou a premiação de melhor artigo da trilha educação do SBQS 2022.

SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e de prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual de software e serviços agregados, a pesquisa em Qualidade de Software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a Academia e a Indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software encontram-se para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software. O SBQS acredita na importância de aproximar pesquisadores, profissionais e educadores de Engenharia de Software na discussão sobre o papel da qualidade de software na construção de software hoje e no futuro.

Fonte: Carla Ilane, docente no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: carlailane@ufc.br