Equipe de estudantes do Campus de Quixadá vence competição nacional de Design Digital

Publicada em: 7 de novembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Uma equipe de estudantes do Campus da UFC em Quixadá obteve o primeiro lugar na competição de design do XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC). A iniciativa ocorreu de 17 a 21 de outubro, na cidade de Diamantina, Minas Gerais, com realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O desafio-tema da competição era “Design e inovação para o caminho da boa informação”, com objetivo de que os participantes desenvolvessem soluções digitais para a reflexão, o conhecimento, a denúncia ou o combate à desinformação. O produto deveria ainda explorar diferentes paradigmas de interação, como internet das coisas, arte digital interativa, multiverso, dentre outros.

Participaram da competição 10 equipes, com cinco delas evoluindo para a fase final. A equipe da UFC foi composta pelos estudantes Sávila Letícia Amâncio Oliveira, Nataly Campelo Silva, Edoardo Leitão Nogueira, Yuri Silva de Lima e Anderson Oliveira Rabelo, sob orientação do Prof. João Vilnei de Oliveira Filho, do curso de Design Digital, no Campus de Quixadá.

Da esquerda para a direita: Anderson Oliveira, Edoardo Nogueira, Yuri Lima, Profª Simone Barbosa (PUC-Rio), Nataly Silva e Savila Oliveira (Foto: Divulgação)

A proposta da equipe campeã foi a ferramenta para smartphone: MAIA: uma solução atrativa para estimular o senso crítico, que utiliza recursos de jogos e, por meio de perguntas sobre o grau de veracidade de notícias, busca estimular o senso crítico dos seus usuários. O Prof. João Vilnei Filho detalha o funcionamento do aplicativo. “Essas perguntas estariam disponíveis em totens MAIA espalhados em praças públicas e, ao apontar a câmera do celular para o totem, este mostraria a notícia disponível para análise em realidade aumentada. O usuário iria indicar o nível de veracidade daquela notícia e depois receberia um feedback contendo na tela do celular a notícia verdadeira. Dependendo do desempenho do usuário, ele receberia uma premiação em pontos que poderia ser convertido em descontos em áreas culturais”, explica.

Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é um evento que a cada ano acontece em uma cidade do Brasil e reúne a comunidade brasileira científica da área relacionada à Interação Humano-Computador. Na programação estão minicursos, palestras, workshops, trilhas científicas, apresentações de artigos, competições (de design ou avaliação de IHC) e reuniões da comunidade. Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas no site oficial.

Fonte: Prof. João Vilnei Filho, do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: dd@quixadá.ufc.br, via Portal da UFC