Rede Wi-Fi Eduroam no Campus de Quixadá

Publicada em: 15 de agosto de 2022 | Atualizada em: 15 de agosto de 2022

O Campus da UFC em Quixadá passa a ter acesso à rede Wi-Fi Eduroam (education roaming). Com o apoio da Divisão de Redes de Computadores da STI, foi feita a instalação e a configuração da rede Eduroam no bloco dois. A rede é composta por dois access points (APs): um foi instalado no corredor que fica em frente à biblioteca e o outro foi na sala multiuso.

O nome da rede (SSID) chama-se eduroam (tudo em minúsculo). Para acessá-la, os usuários (servidores e alunos) precisam usar as credenciais do SI3/SIGAA. Para isso, no seguinte endereço <http://ajuda.eduroam.ufc.br/index.html> encontram-se as instruções detalhadas de como configurar o eduroam com as credenciais da UFC no Android, MAC, IOS, Windows e Linux. Por razões de segurança, no Android, o certificado digital da UFC deve ser instalado de forma manual. Nesse caso, utilize as instruções do endereço <http://ajuda.eduroam.ufc.br/android1.html>.

Sobre a rede Wi-Fi Eduroam

O Eduroam (education roaming) reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e internacionais. Através do Eduroam, um usuário pode acessar a rede sem fio de sua instituição ou de outras instituições que fazem parte do serviço.

Mobilidade é o principal benefício que o eduroam oferece à comunidade acadêmica – alunos, professores e servidores. Com ele é possível se conectar à rede Wi-Fi da sua instituição de ensino e pesquisa ou de qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Se já é um usuário, basta ativar o Wi-Fi do seu computador, celular ou tablet para se conectar à rede sem fio de forma automática. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar o dispositivo e ficar on-line.

Fonte: Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus da UFC em Quixadá e Biblioeca do Campus da UFC em Quixadá | E-mails: ntic@quixada.ufc.br e bcq@ufc.br