DMPTool: UFC é parceira de ferramenta que auxilia pesquisadores na elaboração de planos de gestão de dados

Publicada em: 26 de abril de 2022 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará contam com uma ferramenta para ajudar na elaboração de planos de gestão de dados. Trata-se do DMPTool (Data Management Plan), aplicativo on-line gratuito que orienta os pesquisadores a produzirem planos de gerenciamento de dados segundo as exigências de agências financiadoras.

A inserção da UFC na lista de instituições parceiras da ferramenta ocorreu após a filiação da Biblioteca Universitária ao Centro de Curadoria da Universidade da Califórnia (UC3). Qualquer pessoa pode usar o DMPTool, mas, com a filiação, a UFC e o Sistema de Bibliotecas não só estão autorizados a fazer uso do DMPTool como também podem sugerir melhorias para a plataforma, configurar a ferramenta para apontar seus recursos e serviços, fornecer ajuda personalizada, entre outras funções.

Os usuários do DMPTool ligados à UFC podem fazer login com as contas institucionais da Universidade. Além disso, cada plano de gestão de dados elaborado com a ferramenta pode ser registrado e receber um identificador digital (DOI), contribuindo assim para correta identificação e citação dos dados. O DMPTool também pode ser integrado ao ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e a diversos repositórios de dados de pesquisa, inclusive com o da UFC futuramente.

SAIBA MAIS – O plano de gerenciamento de dados é um documento formal solicitado por muitas agências de fomento e financiadores de pesquisa como pré-requisito para requerer financiamento. Nele, os pesquisadores devem descrever o que farão com os dados coletados durante e após o projeto de pesquisa.

Para auxiliá-los nessa tarefa, o DMPTool disponibiliza formulários com perguntas sobre o projeto para o pesquisador responder, tais como: informações sobre a coleta de dados, documentação de metadados, aspectos éticos e legais, armazenamento de dados, seleção e preservação, compartilhamento de dados e responsabilidades e recursos.

As informações solicitadas podem variar de acordo com a agência de fomento e a área de conhecimento relacionada ao projeto. A Biblioteca Universitária da UFC disponibilizou um tutorial sobre acesso e uso da ferramenta por pesquisadores da Instituição. No DMPTool já há, inclusive, um modelo de plano de gestão de dados para a UFC.

Fonte: Juliana Lima, bibliotecária da Seção de Planejamento Bibliotecário da UFC – e-mail: juliana.lima@ufc.br, via Portal da UFC