Encontros Universitários 2021 da UFC no Campus de Quixadá tem encerramento com divulgação de best papers

Publicada em: 3 de dezembro de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

As atividades dos Encontros Universitários 2021 da UFC no Campus de Quixadá foram encerradas com a divulgação de best papers (melhores trabalhos), selecionados por comissão criada especificamente para esse fim, na tarde desta sexta-feira, 03, em sala do Google Meet com transmissão para a página no Facebook do Campus.

Os onze trabalhos selecionados previamente pelos revisores foram alocados em quatro categorias: desenvolvimento tecnológico e inovação; experiência estudantil; iniciação científica e; prática e experiências de servidores. O primeiro lugar de cada categoria foi contemplado com um certificado.

O selecionado na categoria desenvolvimento tecnológico e inovação em primeiro lugar foi o trabalho “O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento infantil realizado no período de agosto de 2020 a junho de 2021, abordando os procedimentos realizados nesse período e seus respectivos resultados”, da discente Francisca Beatriz Precebes da Silva, orientada pelos professores Arthur de Castro Callado e Paulo Armando Cavalcante Aguilar.

O selecionado na categoria experiência estudantil, o primeiro colocado foi o trabalho “O ensino de Assembly na construção de um pensamento crítico em programação de computadores“, do aluno Pedro Henrique Magalhães Botelho, orientado pelo professor Roberto Cabral Rabelo Filho. Roberto diz que “todo o mérito é do Pedro, que gosta bastante da disciplina de arquitetura, ele tá de parabéns”.

Na categoria iniciação científica, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Limite Inferior e Superior para o Número Cromático L(3,2,1) dos Grafos Snarks de Goldberg“, dos autores Davi Gomes Florencio com orientação do professor Atílio Gomes Luiz, que ganha a premiação best paper pelo terceiro ano seguido. Atílio comenta que “o papel do orientador é ‘perturbar’ o aluno, o Davi que trabalhou bastante pelo trabalho”. Davi agradece ao Atílio a participação no desafio, disse que o trabalho foi desenvolvido a partir das atividades da monitoria.

Como inovação na premiação em 2021, surgiu a categoria prática e experiências de servidores, como forma de parabenizar e incentivar trabalhos que possuem servidores como autores e apresentadores. O primeiro lugar foi o título “Determinantes para o ingresso no ensino superior e trajetórias estudantis de alunos em vulnerabilidade do Campus UFC Quixadá“, da assistente social no Campus da UFC em Quixadá Kátia Borges Barbosa e da aluna Esther Azevedo de Aguiar.

Dentre as atividades ofertadas por Quixadá estava a Minimaratona de Programação, que está presente no evento há várias edições. O Campus foi destaque na Maratona de Programação, chegando a participar da final internacional, na Rússia, no ano de 2021. A Minimaratona teve como medalhistas:

O professor Wladimir, que foi o organizador da Minimaratona de Programação, pediu a palavra para parabenizar a organização do evento. Ressaltou ainda a participação dos alunos que foi muito boa, mesmo sendo uma segunda edição remota.

Durante os três dias de evento, que ocorreu pela segunda vez on-line, os discentes apresentaram seus trabalhos em salas do Google Meet, participaram de minicursos e outras atividades de forma remota, que ocorreram nos mesmos dias devido a unificação dos Encontros Universitários em toda a Universidade.

Dentre os eventos organizados pela comissão local, houve a oficina “Creative coding e design computacional”, com Fernando Krum. A oficina contou com a participação de mais de oitenta participantes e foi muito elogiada.

Houve também a palestra “Inovações e desafios tech na americanas s.a.”, organizado pela empresa Americanas s.a., com a participação, dentre outros membros da empresa, de Edu Fullen, diretor executivo da americanas s.a., da diretora do Campus da UFC em Quixadá prof.ª Andréia Sampaio, e mais de 120 telespectadores ao vivo.

Na última tarde dos Encontros, teve a mesa redonda “Conectando as startups com a academia”, com participação de Allysson Araújo, docente do Campus da UFC em Crateús, de Lucas Silva (representando a startup Bilíngua), Jefferson Macedo (representando a startup Sisbarragens) e do presidente da comissão local dos Encontros Universitários em Quixadá, professor Roberto Cabral.

Ao iniciar a cerimônia de encerramento, Bruna Ferreira, do Instituto AWC da TIM, apresentou o programa de educação empreendedora, para alunos matriculados em disciplinas de TCC, para transformar o trabalho em startups.

A comissão organizadora dos Encontros Universitários 2021 da UFC no Campus de Quixadá agradece a colaboração de todos os participantes, moderadores, voluntários, revisores, chefes de sessão, todos aqueles que fizeram o evento acontecer. A partir da próxima semana os certificados serão colocados, aos poucos, na página do evento. Dúvidas e informações devem ser enviadas ao e-mail: eu@quixada.ufc.br.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br