Artigos aceitos para publicação de alunos e servidores do Campus de Quixadá no CBIE/WIE2021

Publicada em: 1 de setembro de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

Trabalhos de servidores docente e técnicos e de estudantes do Campus da UFC em Quixadá são aceitos no  Workshop de Informática na Escola (WIE), do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Os servidores e estudantes fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), do Núcleo de Práticas em Informática (NPI), do PET Tecnologia da Infomação, do PET Sistemas de Informação e do Programa de Aprendizagem Cooperativa (PACCE). Dois trabalhos foram resultados diretos de pesquisas no NPI.

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. Em particular, o CBIE funciona como um fórum para debater e propor avanços e soluções na área de Informática na Educação, visando ao desenvolvimento da educação em todos os seus níveis, com o apoio de diferentes tecnologias.

Os artigos foram aceitos no Workshop de Informática na Escola (WIE), tendo como principal objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Os trabalhos submetidos ao evento devem ter um caráter aplicado, como transferência de resultados de pesquisa para a Escola ou o relato sistematizado de experiências, envolvendo o uso de TDICs em ambiente educacional.

• Percepções Técnicas e Sociais de Fatores que Impactam no Desempenho de Práticas de Estágio Supervisionado em Tempos de Pandemia – relato dos alunos do NPI desde o início da pandemia sobre atividades remotas.

Autores: Emanuel Ferreira Coutinho, Regis Pires Magalhães, Virginia Farias de Sousa

Resumo: Mudanças na rotina de atividades de desenvolvimento de sistemas ocorrem constantemente devido a diversos fatores como tecnologias, recursos e situações excepcionais. Uma dessas atividades é o estágio supervisionado, que promove contato com a realidade profissional, dialogar com profissionais mais experientes, e obter troca de experiências. Devido à pandemia do COVID-19, muitas ações de estágio supervisionado tiveram que se adaptar a uma realidade de execução de atividades de forma remota. O objetivo deste trabalho é analisar percepções dos alunos nas práticas de desenvolvimento de sistemas durante o período da pandemia, em atividades de estágio supervisionado.Para isto, um questionário foi projetado e uma análise qualitativa com Grounded Theory. Como grandes conclusões do trabalho, obteve-se: o ambiente de trabalho é essencial para um bom desempenho das atividades; uma infraestrutura adequada impacta diretamente na produtividade; e sentimentos e problemas pessoais devem ser tratados com cuidado quando da execução de atividades remotas.

Autores: Emanuel Ferreira Coutinho, José Fernandes Almeida Junior, Regis Pires Magalhães, Virginia Farias de Sousa

Resumo: Experiências entre diferentes áreas são comuns, porém a diversidade de perfis se torna um desafio para uma integração mais efetiva, já que existem diversos desafios que um pesquisador enfrenta ao se deparar com fenômenos de natureza social. Neste cenário, o curso de graduação em Design Digital (DD), da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá, foi projetado de forma que seu egresso atue na concepção, desenvolvimento e execução de projetos e sistemas que orquestram informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas. O objetivo deste trabalho é analisar as percepções dos alunos do curso de DD sobre suas experiências em projetos de desenvolvimento de sistemas. Destacam-se como conclusões: o ambiente de trabalho colaborou para a vivência, similar a um ambiente real de empresa e é necessário melhorar a comunicação.

O seguinte trabalho foi resultado de uma ação conjunta dos grupos PET e PACCE com a Prefeitura Municipal de Quixadá:

• A Experiência do Letramento Digital para Professores Municipais do Ensino Básico Durante a Pandemia COVID-19

Autores: Maria Erilane L. da Silva, Anny Alice L. Gama, Francisco Victor da S. Pinheiro, Carla I. M. Bezerra, Wladimir A. Tavares, Paulo de Tarso Oliveira

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o letramento digital ministrado para professores da rede municipal de ensino de Quixadá, como ação de extensão da Universidade Federal do Ceará – campus Quixadá. O curso foi ministrado virtualmente para 217 professores da educação básica. O relatório apresenta a metodologia e avaliação realizada com os professores. Como resultado da avaliação, constatou-se que o curso foi de grande relevância, visto que 77,8% dos professores conseguiram aplicar o conteúdo em sala de aula e 19,4% ainda pretendem aplicá-lo.

Fonte: Emanuel Coutinho, docente no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: emanuel.coutinho@ufc.br