Estudantes da UFC são destaque no XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

Publicada em: 8 de outubro de 2024 | Atualizada em: 8 de outubro de 2024

Estudantes do Campus da UFC em Quixadá da Universidade Federal do Ceará participam do XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, que acontecem em Brasília, de 07 a 11 de outubro. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).  Nove trabalhos de estudantes e egressa do Campus de Quixadá foram aprovados para apresentação IHC 2024, sendo que um deles concorre ao Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Trabalhos de Graduação.

Lista de trabalho aprovados

1. K.eyes: an application to assist in the self-makeup process for visually impaired women
    Rute Pereira (UFC), Ingrid Monteiro (UFC) – Egressa de Design Digital e docente, que concorrem ao Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Trabalhos de Graduação.
  2. Exploring Accessibility at the Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC): Systematic Review of Engagement and Ethical Considerations for Persons with Disabilities
    – Erik Da Costa Nunes (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Pedro Silva (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Ruan Gabriel Lopes e Souza (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará – Brazil)
  3. Accessibility Evaluation of Web Systems for People with Visual Impairments: Findings from a Literature Survey
    – Aline Souza (Universidade Federal do Ceará – Brazil), José Cezar de Souza Filho (Université Polytechnique Hauts-de-France – France), Carla Bezerra (Universidade Federal do Ceará – UFC – Brazil), Victor Anthony Alves (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Lara Lima (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará – Brazil)
  4. Conformidade com contraste de cores: avaliando a acessibilidade de sites no Brasil.
    Erik Da Costa Nunes (UFC), Kezia Castro (UFC), Esdras Levy de Freitas dos Anjos (UFC), Pedro Silva (UFC) e Ingrid Monteiro (UFC)
  5. “Preciso saber!”: Recomendações sobre o Direito à Informação nas Relações Humanas Mediadas por Computador.
    Erik Da Costa Nunes (UFC) e Ingrid Monteiro (UFC)
  6. Avaliando a experiência do usuário de tecnologias de sono do consumidor.
    Francisco Catunda Neto (UFC), Emanuel Coutinho (UFC), Carlos Feitosa (UFC) e Marcelo Martins da Silva (UFC)
  7. Relato de Experiência sobre Inovação em E-commerce: Pesquisa e Design de uma Aplicação de Venda Remota Assistida
    Pedro Silva, Anna Julia Abreu Lima de Souza, Ingrid Monteiro
  8. Extensão universitária em benefício da divulgação científica: relato de experiência com periódico brasileiro
    Vivian Pereira, Ingrid Monteiro
  9. Avaliação da interação de sistemas ubíquos: Aplicação do modelo MALTU e Maltu estendido em um dispositivo IoT de água
    Pedro Silva, Ruan Gabriel Lopes e Souza, Larah Virgínia Pedrosa Lima Cruz, Anna Julia Abreu Lima de Souza, Andréia Libório, Marcelo Martins da Silva

Destaca-se também a professora Ingrid Teixeira, que está como Coordenadora de Programa do IHC 2024. Na foto, ela está abrindo o evento, junto com a profa. Lucia Vilela (UFV).

IHC 2024

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é um evento itinerante e, a cada ano, acontece em uma cidade do Brasil a fim de ampliar as possibilidades de participação e de promover a comunidade de IHC em diferentes cantos do país. A vigésima terceira edição do IHC é levada pela primeira vez para a capital do país, Brasília, no Distrito Federal.

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. O IHC tem sido bem-sucedido na missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria interessados em investigação científica e prática relacionadas a criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas. A integração de diferentes perfis, resultantes da interdisciplinaridade inerente à Interação Humano-Computador, resulta em um ambiente vibrante para troca de ideias sobre trabalhos em andamento e propício para o surgimento de parcerias, projetos, orientações, contatos profissionais, entre outros.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br