Servidor do Campus apresenta artigo em Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) 2024

Publicada em: 4 de outubro de 2024 | Atualizada em: 4 de outubro de 2024

O servidor Gerlyson Girão Borges teve ser artigo aceito e apresentado no Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD) 2024, que aconteceu em Florianópolis, de 16 a 18 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina.

O artigo Evidenciação de práticas de governança pública em relatórios de gestão: um estudo com as universidades federais brasileiras buscou analisar a presença de elementos que evidenciem práticas de governança pública nos relatórios de gestão das universidades federais brasileiras. A análise se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin, e teve como diretriz teórica o Referencial Básico de Governança Organizacional elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O estudo identificou que embora existam instituições com nível elevado de governança, os resultados apontam que, em termos médios, as referidas universidades possuem um nível médio de adoção das práticas de governança.

O trabalho é fruto de sua dissertação de mestrado, defendida em abril de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

O EnANPAD é reconhecidamente um dos mais importantes eventos científicos da área de gestão no Brasil. Gerlyson conta que “a experiência de apresentar a minha pesquisa e discuti-la com membros das mais renomados universidades do nosso país foi de grande valia para o meu percurso no mundo acadêmico. Tive a oportunidade de discutir com eles questões metodológicas e aspectos técnicos da pesquisa. Espero repetir essa experiência por muitas vezes”.

Fonte: Gerlyson Girão Borges, assistente em administração no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: gerlyson@ufc.br