A Universidade Federal do Ceará (UFC) expressa profundo pesar pelo falecimento do bispo emérito da Diocese de Quixadá, dom Adélio Tomasin, aos 94 anos, na manhã desta segunda-feira (30). Ele administrou a Diocese de Quixadá entre 1988 e 2007 e contribuiu significativamente para o crescimento da região e promoção de Quixadá como uma cidade universitária. A Prefeitura de Quixadá decretou luto oficial de três dias na cidade. A direção do Campus da UFC em Quixadá decretou luto no Campus no dia 30 de setembro.
O velório de dom Adélio vai ser realizado a partir das 16h desta segunda-feira (30) na Catedral de Quixadá. Na terça-feira (1º), ocorrerá missa e, em seguida, sepultamento no Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão.
Dom Adélio foi responsável por idealizar hospitais, maternidade e instituições de ensino superior, além do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Rádio Cultura de Quixadá, a casa de abrigo de idosos Remanso da Paz e a Escola Rainha da Paz. Foi o idealizador e fundador da Faculdade Católica Rainha do Sertão e grande articulador para o crescimento da oferta de cursos superiores na cidade e região. Fundou e manteve por muitos anos uma escola de nível técnico para formação de jovens residentes na região, buscando a inclusão social através da formação profissional.
Italiano, Adélio Giuseppe Tomasin nasceu em 27 de abril de 1930 e fez o segundo grau e o curso de Filosofia em Verona. Concluiu curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote em 26 de março de 1955. Veio para o Brasil em 1962, indo para a cidade de Porto Alegre, onde fundou, junto com outros membros da congregação, o Centro Social Padre João Calábria. Dom Adélio Tomasin voltou à Itália em 1968, passando em seguida por diversos países: Reino Unido, Espanha, Nigéria. Regressou ao Brasil em 1984 e foi eleito bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo papa João Paulo II em 16 de março de 1988.