Discentes de Quixadá são aprovados para a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Informática – OBI 2024

Publicada em: 6 de setembro de 2024 | Atualizada em: 6 de setembro de 2024

Os alunos Pedro Erykles Silva Tavares, Jose Nilson Bernardo Nunes Filho e Weryck Lemos Silva se classificaram para a Fase Estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – Nível Sênior, na modalidade de programação. A prova da Fase Local da OBI foi realizada no dia 14 de junho de 2024. A OBI é uma competição científica organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o objetivo de promover a criatividade, habilidade de resolução de problemas e a habilidade de programação.

Na Modalidade Programação, os competidores são desafiados com problemas que devem ser resolvidos com o uso do computador. A OBI é separada em vários níveis. O nível sênior é voltado para os estudantes que estão cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.

A preparação para a OBI (POBI) é realizada por uma equipe formada por um grupo de bolsistas:

Os participantes relatam a importância dos instrutores em seu desenvolvimento durante o preparatório. As orientações fornecidas foram cruciais para ajudar os alunos a adquirir confiança em linguagens de programação, como Python e C++. Além disso, os simulados organizados permitiram que os participantes se familiarizassem com o formato da competição, proporcionando uma experiência prática valiosa. Os exercícios aplicados foram fundamentais para o aprimoramento das habilidades dos alunos, estimulando a lógica e a resolução de problemas. Assim, a atuação dos instrutores foi decisiva para preparar os estudantes para os desafios da OBI e para o desenvolvimento de suas competências na área de programação.

Relato do Weryck Lemos

Este ano, participei pela primeira vez da OBI . Meu conhecimento em programação era limitado ao básico de Python e eu não tinha nenhuma experiência prévia em programação competitiva. Felizmente, o preparatório que participei foi fundamental para minha motivação e aprendizado. Os instrutores Marcus e Mauricio foram peças-chave nesse processo, oferecendo explicações claras e estratégias eficazes que facilitaram significativamente meu progresso. Além disso, a dedicação deles em sanar dúvidas e fornecer exemplos práticos foi essencial para a construção da minha confiança. Um ponto alto do preparatório foi o simulado organizado pelos monitores, que refletia com precisão o nível de dificuldade da OBI. Essa simulação não apenas me permitiu identificar e superar minhas fraquezas em um ambiente controlado, mas também me preparou mentalmente para os desafios que enfrentaria na competição real. Através desse preparo intensivo, não apenas me senti mais seguro, mas também desenvolvi uma nova paixão pela programação competitiva. Esse processo todo foi fundamental para que eu pudesse abraçar os desafios da OBI com determinação renovada e uma visão mais clara dos meus objetivos na área de tecnologia.

Relato José Nilson

O preparatório para OBI iniciou em abril deste ano, estava empolgado, já havia participado da OBI antes no ensino médio, mas nunca com uma preparação guiada por instrutores. Comecei pelo básico, estudei sobre estruturas condicionais, laços de repetição, vetores e algumas operações básicas em C++, que foi a linguagem recomendada para os estudos da OBI por ser a mais usada em competições de programação.Os instrutores Marcus e Maurício elaboraram uma série de exercícios para serem feitos e depois corrigidos, mostrando formas mais eficientes de resolvê-los e propondo lógicas que poderiam servir de base para outros problemas, ajudando a treinar melhor o raciocínio. Seguimos com esse mesmo plano para os assuntos seguintes, trabalhando cada vez mais com exercícios e resoluções.Os instrutores aconselharam buscar mais problemas e conteúdos em alguns sites famosos de programação competitiva, como o Neps, CSES, Codeforces e Beecrowd. Com isso, consegui me aprofundar mais nos conteúdos e manter minha constância nos exercícios. Também participei de um simulado para a competição, proposto pelos instrutores. O funcionamento era parecido com a prova OBI, seguindo a lógica de problemas propostos pela olimpíada, que não envolviam muitos algoritmos avançados e que podiam ser resolvidos com o básico que foi ensinado, exigindo uma lógica bem trabalhada para o problema. Ainda estou seguindo os estudos para a segunda fase, estudando algoritmos mais aprofundados com o auxílio dos instrutores e dos materiais por eles propostos.

Relato Pedro Erykles Silva Tavares

Bem, a primeira fase da OBI foi ótima. Os desafios lógicos que envolvem soluções utilizando programação foram e são uma barreira que estudantes da área da TI podem enfrentar se quiserem elevar seu nível. E algo que me ajudou bastante, foram as aulas da preparação para a OBI, elas realmente me auxiliaram muito nessa primeira etapa da jornada.

Fonte: Wladimir Araújo Tavares, docente no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: wladimirufc@gmail.com