I SEMANA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Publicada em: 5 de setembro de 2024 | Atualizada em: 5 de setembro de 2024

De 10 a 11 de setembro, acontece a I Semana de Assistência Estudantil na Casa Amarela (CAEO), em Fortaleza, com transmissão ao vivo na sala multiuso do Campus da UFC em Quixadá. O evento abordará o tema “Ingresso, Permanência e Diversidade: Avanços na Assistência Estudantil”, com foco nos desafios e nas conquistas na política de assistência estudantil. Confira a programação abaixo:

10 de setembro

09:00 – 12:00: Cerimônia de Abertura e Palestra: “A Política de Assistência Estudantil no Contexto da Educação Superior Brasileira”
Palestrante: Anderson da Silva Rosa, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas da Unifesp e membro da Coordenação Nacional do FONAPRACE.
Essa palestra irá explorar os avanços proporcionados pela Lei nº 14.914/2024, que visa assegurar a permanência de estudantes de baixa renda, além de discutir o impacto dessas políticas para a diversidade e inclusão no ensino superior.

14:00 – 17:00: Oficinas Práticas: “A Assistência Estudantil em Ação”
Oficinas focadas em orientar os estudantes sobre os serviços e auxílios disponíveis, desde suporte financeiro até acompanhamento pedagógico e psicológico. As oficinas serão transmitidas para os campi do interior, incluindo Quixadá.

11 de setembro

09:00 – 12:00: Mesa Redonda: “Cotas Trans na Universidade: Desafios e Perspectivas”
Com a presença de representantes da Secretaria de Diversidade do Governo do Ceará, Fórum Trans da UFC, IBRAT e ATRAC/Antra, o debate abordará as políticas de cotas para pessoas trans nas universidades, discutindo a importância da diversidade e da inclusão no ambiente acadêmico.

14:00 – 16:00: Exposição: “PRAE em Números – Impacto da Assistência Estudantil” e Relatos de Egressos
Sessão dedicada a apresentar dados sobre o impacto dos programas de assistência estudantil e trazer histórias de egressos que foram beneficiados por essas iniciativas. A exposição será transmitida para os campi do interior, incluindo Quixadá.

Além da transmissão ao vivo, o Campus da UFC em Quixadá também terá oficinas e palestras presenciais, com a programação sendo divulgada ao longo da semana. Fiquem atentos para não perder nenhuma novidade!

Fonte: Serviço Social do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: servicosocial@quixada.ufc.br