O projeto Auricheeks: Mouse Acessível como Tecnologia Assistiva para Navegação em Desktops, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, foi escolhido como um dos três vencedores do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Alcançando a segunda colocação na competição nacional, o dispositivo de acessibilidade foi criado na UFC.
O Selo de Inovação é um concurso que tem por objetivo selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Os vencedores da edição de 2024 foram anunciados no dia 22 de julho, durante o 44° Congresso da SBC, realizado em Brasília.
O Auricheeks é um projeto do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá. Esse dispositivo auricular inovador é equipado com sensores de pressão, posição e flexibilidade, permitindo a navegação e o clique por meio de movimentos da orelha. Além disso, ele também conta com filtros de ruído que tornam a experiência de navegação mais assertiva e fluida. Auricheeks oferece uma solução para as dificuldades enfrentadas por pessoas com diferentes deficiências ou baixa mobilidade nos membros superiores ao utilizarem dispositivos de navegação tradicionais, como mouses.
A equipe, a única do nordeste selecionada, é composta por: Marcelo Martins (professor orientador; Campus da UFC em Quixadá), Simone Nunes (administradora, UFPA), Eduardo Almeida (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá), Petrucio Filho (estudante de Engenharia da Computação no Campus da UFC em Quixadá), Juliana Barreto (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá), Ray Texeira (estudante de Redes de Computadores no Campus da UFC em Quixadá) e Bianca Alves (estudante de Design Digital no Campus da UFC em Quixadá).
O Selo de Inovação é um concurso que tem por objetivo selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Na primeira fase do concurso, cinco trabalhos são selecionados e estes serão apresentados durante o COMPUTEC, evento base do CSBC. Na segunda fase, os três melhores projetos avaliados ganharão o Selo de Inovação SBC.
Fonte: Marcelo Martins, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: martins2016eng@gmail.com