Simone Barbosa apresenta palestra “Seres humanos e processadores artificiais: inteligência e responsabilidade”

Publicada em: 18 de julho de 2024 | Atualizada em: 18 de julho de 2024

Em alusão aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), através do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP) e do Colégio de Estudos Avançados da UFC (CEA), o Campus da UFC em Quixadá apresenta a palestra: “Seres humanos e processadores artificiais: inteligência e responsabilidade”, ministrada pela professora Simone Barbosa.

O evento acontecerá segunda-feira, 22, às 13h30, presencialmente na sala multiuso. Não é necessário realizar inscrições e a participação valerá como horas complementares. Simone é autoridade em interação humano-computador, sendo autora de um dos livros desse assunto que é utilizado no curso de Design Digital.

Simone Diniz Junqueira Barbosa é professora associada do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC-Rio ). Pesquisadora nível 1D do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil), atua em Interação Humano-Computador (IHC) e Visualização de Informação, e seus atuais interesses de pesquisa envolvem: design de sistemas interativos baseados em modelos; ciência de dados, visualização de informação e análise visual; narrativa digital; aumento da qualidade de uso (por exemplo, usabilidade, comunicabilidade, acessibilidade) de sistemas interativos em diversos domínios, por meio de adaptação, mecanismos de criação de analogias e outras técnicas de inteligência artificial.

Em 2019, Simone recebeu o Prêmio Pioneiro IFIP TC13 . Em 2020, recebeu o “Prêmio Carreira de Destaque em IHC” (“Prêmio Carreira de Destaque em IHC”), concedido pela Comissão Especial de Interação Humano-Computador ( CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação. Em 2022, recebeu prêmio de inovação da Sociedade Brasileira de Computação (Selo de Inovação SBC ) pelo VisStoryMaker, ferramenta visual de exploração e comunicação de dados de três de seus alunos de mestrado. Ela atuou em comitês de organização e programa técnico de várias conferências nacionais e internacionais em várias funções, por exemplo, copresidente do programa CLIHC 2003 (a primeira conferência latino-americana sobre interação humano-computador), IHC 2013 e IS-EUD 2017; copresidente de artigos completos para INTERACT 2015; copresidente geral do (IFIP TC 13) INTERACT 2007, EICS 2012 e CHI 2022.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br