Discente de Design Digital ganha Concurso Audiovisual da Andifes

Publicada em: 18 de julho de 2024 | Atualizada em: 18 de julho de 2024

A dupla formada pela discente Ana Beatriz Vasconcelos Martins, do curso de Design Digital, e Rodrigo Félix, estudante do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, conquistou o primeiro lugar no concurso nacional da Andifes, cujo tema foi “Universidade no Combate à Desinformação e em Defesa da Democracia“.

O objetivo do concurso é estimular a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo a valorização das universidades federais brasileiras por diferentes e criativas perspectivas.  O concurso é coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) e, no ano passado, contou com a parceria do Superior Tribunal Federal (STF).

Participaram estudantes de todas as unidades da Federação e do Distrito Federal que apresentaram narrativas sobre o combate à desinformação e o fortalecimento das instituições democráticas, sobretudo das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e do STF.

Veja o vídeo vencedor do concurso:

Ana Beatriz conta que após o Rodrigo mostrar o concurso da Andifes, os dois logo começaram a planejar como seria abordado o tema no vídeo. “Foi incrível trabalhar em conjunto, trocar ideias e ver o projeto ganhando forma com nossas contribuições conjuntas. Foi uma verdadeira conquista em equipe”, afirma a estudante. “Confesso que a temática proposta despertou nosso interesse desde o início. Explorar questões tão relevantes e urgentes para a sociedade foi um desafio inspirador e ao mesmo tempo intimidante”, comenta.

Beatriz diz que a importância do tema não podia ser ignorada, pois afeta diretamente a vida de toda a sociedade. “É um assunto que está em alta, e os problemas que enfrentamos têm várias camadas, várias agravantes que afetam não apenas indivíduos, mas também a estrutura democrática como um todo”.

O prêmio em dinheiro foi uma motivação extra para participar, conclui a estudante, pois significa “poder focar totalmente em concluir minha graduação em Design Digital aqui em Quixadá. É uma jornada crucial para mim, e qualquer apoio financeiro é muito bem-vindo”.  Ao ver que conquistaram o prêmio, Beatriz disse que “foi uma mistura de emoções indescritíveis, mas principalmente uma sensação de gratidão e realização”.

Fonte: Ana Beatriz Vasconcelos, estudante do curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: beahvasco@gmail.com; Site da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes.