A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou seu novo calendário acadêmico até fevereiro de 2025, com datas e prazos modificados após o fim da greve de servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs). O calendário foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no dia 28 de junho.
Confira abaixo as principais informações sobre a retomada das atividades na Instituição.
Mais informações serão disponibilizadas em breve. Este link está sendo atualizado ao longo da semana.
GRADUAÇÃO
Quando serão retomadas as aulas do semestre 2024.1 para os estudantes de graduação presencial?
As aulas serão retomadas no dia 15 de julho, e o semestre letivo será encerrado no dia 26 de setembro.
Quando inicia o semestre 2024.2 para os estudantes de graduação presencial?
O novo período letivo começa em 21 de outubro deste ano, com encerramento em 7 de março de 2025.
Sou aluno de curso de graduação à distância. Houve alteração no calendário para estudantes dessa modalidade?
O cronograma do semestre 2024.1 dessa modalidade inclui apenas novas datas para as avaliações finais e a consolidação de notas e frequências. Com isso, o período letivo 2024.2 tem início em 5 de agosto e término em 9 de dezembro.
O período de Confirmação Presencial de Matrícula para os alunos que ingressarão na UFC em 2024.2 (via SISU) permanece o mesmo?
Não. Com a alteração no início das aulas do segundo semestre letivo para 21 de outubro, a Confirmação Presencial de Matrícula 2024.2, a ser realizada na coordenação de curso, deverá ser realizada no período de 21 a 23 de outubro.
Estou na lista de suplentes do SISU. Quando serão as próximas convocações?
Um aditivo publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) no dia 1º julho retificou o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 na UFC. Desse modo, as próximas possíveis convocações de suplentes para cursos com ingresso no segundo semestre letivo serão nos dias 24 de julho e 24 de outubro.
Quando sai o edital de transferência de alunos de outras instituições e de admissão de graduados para 2025.1?
Conforme o novo Calendário Universitário, o edital será divulgado no dia 16 de novembro.
E o edital de mudança de curso (transferência interna), quando será divulgado?
No dia 19 de agosto.
Quando poderá ser feito o pedido de reabertura de matrícula para pessoas em situação de abandono de curso ou com a matrícula cancelada?
O prazo para solicitação de reabertura de matrícula para 2024.2 dos cursos de graduação (presencial e EaD) ocorrerá de 22 a 31 de julho.
PÓS-GRADUAÇÃO
Quando serão retomadas as aulas do semestre 2024.1?
O calendário da pós-graduação é idêntico ao da graduação presencial. Para os programas que interromperam as atividades durante a greve, as aulas serão retomadas no dia 15 de julho, e o semestre será encerrado no dia 26 de setembro.
As aulas do meu curso de mestrado/doutorado não pararam durante a greve. Como fica o calendário nesse caso?
Alguns programas de pós-graduação já cumpriram toda a carga horária prevista para 2024.1 e, portanto, já encerraram o semestre letivo. Desse modo, não precisarão retomar atividades no próximo dia 15 de julho. Mas, atenção! O início do semestre 2024.2 será igual para todos os programas: 21 de outubro, com término em 7 de março de 2025.
Tenho interesse em fazer ajustes na matrícula do semestre 2024.1. Quando poderei fazer isso?
Conforme o novo Calendário Universitário, o período de ajuste de matrícula 2024.1 ocorrerá de 31 de julho a 2 de agosto, via Internet. A homologação pelos orientadores / coordenadores de curso poderá ser feita de 31 de julho a 5 de agosto.
Quero trancar a matrícula em uma disciplina. Quando poderei fazer isso?
O trancamento parcial de matrícula em disciplinas do semestre 2024.1 poderá ser feito nos dias 12 e 13 de agosto, via Internet. Orientadores e coordenadores de curso deverão fazer a homologação de 12 a 16 de agosto.
SERVIÇOS
Restaurante Universitário
O refeitório do campus de Quixadá está fechados no momento. Com a retomada das aulas, em 15 de julho, o funcionamento integral será reestabelecido.
Biblioteca Universitária
A Biblioteca do Campus de Quixadá reabriu no dia 3 de julho. Com isso, a renovação automática do prazo de devolução dos materiais emprestados será descontinuada. As obras que deveriam ter sido devolvidas entre 15 de março e 15 de julho de 2024 tiveram o prazo de devolução alterado para datas distribuídas ao longo do mês de agosto. Consulte o Meu Pergamum e não perca seu prazo.
Caso deseje postergar a devolução dos itens, acesse o Meu Pergamum e realize o procedimento de renovação dos materiais. A cobrança de multas será retomada no dia 5 de agosto de 2024.
Saiba mais no site da Biblioteca Universitária.
PROGEP – GESTÃO DE PESSOAS
Sou servidor docente e tenho férias agendadas para julho ou agosto de 2024. Como devo proceder?
Docentes com férias agendadas para julho ou agosto de 2024 deverão adiá-las para cumprir as atividades do novo calendário letivo. O docente deve solicitar a interrupção, no caso da primeira parcela, ou reprogramação das férias, no caso da segunda parcela em diante. O procedimento para adiamento das férias com início em julho deve ser feito até 8 de julho de 2024. Confira no site da PROGEP o passo a passo sobre como proceder (link: Docentes com férias agendadas para julho ou agosto de 2024 devem adiá-las; saiba como proceder – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ufc.br).
Dúvidas podem ser encaminhadas à Central de Relacionamento da PROGEP pelo e-mail atendimento@progep.ufc.br ou pelo telefone (85) 3366-7877 (telefone fixo e WhatsApp). A Central também atende presencialmente na rua Paulino Nogueira, 315 – Benfica.
Como será a Avaliação de Desempenho Anual dos Servidores Técnico-Administrativos Estáveis em 2024?
A Avaliação de Desempenho Anual dos Servidores Técnico-Administrativos Estáveis, inicialmente programada para ocorrer de 1º de abril a 31 de maio, foi adiada neste ano devido à greve dos servidores técnico-administrativos. Um novo cronograma será divulgado posteriormente no site da PROGEP.
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Auxílio Emergencial
Como está funcionando a solicitação de Auxílio Emergencial?
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) retomou o atendimento regular para solicitação de Auxílio Emergencial para estudantes do Campus de Quixadá. Para solicitar o auxílio, o estudante deverá enviar um e-mail para a equipe de assistência estudantil do campus, no e-mail servicosocial@quixada.ufc.br, e agendar o horário de atendimento com uma assistente social que fará a análise socioeconômica para a concessão do benefício.
Quem pode solicitar o Auxílio Emergencial?
Podem requerer o benefício estudantes provenientes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita, que não recebem nenhum auxílio da assistência estudantil ou qualquer outro tipo de bolsa ou estágios e se encontram em uma ou mais situações agravantes de vulnerabilidade, como risco referente à moradia; situação de grave violação de direitos; fragilização ou ruptura de vínculos familiares; e mudança inesperada da condição de trabalho e renda. Interessados devem realizar a devida comprovação da situação.
Qual o valor e a duração da concessão do benefício?
O valor do auxílio é de R$ 536 e será concedido por até três meses, durante o exercício orçamentário do ano, prioritariamente no período das aulas acadêmicas, não podendo ser prorrogado. Desse modo, o Auxílio Emergencial configura-se como benefício eventual para situações excepcionais ou transitórias, a fim de possibilitar a reorganização dos assistidos diante da situação vivenciada.
Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA)
Houve convocação de novos bolsistas da BIA?
Sim. A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) divulgou, na última segunda-feira (2), a 1ª Chamada de Reservas da Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA), que convoca 231 estudantes dos Cadastros de Reserva dos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá e Sobral, com processo seletivo regido pelo Edital nº 01/2024/PRAE/UFC.
Como funcionará a convocação?
Os estudantes devem aguardar contato para se apresentar, mas podem conferir a lista com os nomes no seguinte link: lista do cadastro de reserva da Bolsa de Iniciação Acadêmica
Como estudantes convocados para a BIA e aprovados em outras bolsas devem proceder?
A PRAE solicita que estudantes convocados que tenham sido aprovados em outras bolsas formalizem a desistência das vagas da BIA até 8 de julho, no e-mail da equipe de assistência estudantil: servicosocial@quixada.ufc.br.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: ufcinforma@ufc.br, adaptado do Portal da UFC