Campus de Quixadá tem artigos aceitos para publicação nos WEI/SEMISH 2024

Publicada em: 20 de maio de 2024 | Atualizada em: 5 de junho de 2024

A Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá teve artigos aprovados no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), o maior evento de computação e TI da América Latina, contando com diversos sub-eventos, entre eles SEMISH – 51º Seminário Integrado de Software e Hardware e o WEI – 32º Workshop sobre Educação em Computação. O CSBC tem como objetivo reunir estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área da Computação e Informática de todo o país. Em 2024, na sua quadragésima quarta edição, o Congresso da SBC será realizado em Brasília-DF, com o tema: “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto”.

O orientador dos trabalhos foi o professor Arthur Callado. O primeiro artigo foi derivado de um trabalho com um mestrando do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC/UFC – Fortaleza). O segundo foi resultado de um projeto de pesquisa da bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), intitulado “Investigação da síndrome da morte súbita do lactente com engenharia da computação” que resultou no trabalho de conclusão de curso (TCC) de Beatriz Silva, egressa de Engenharia de Computação do Campus. Assim como o segundo, o terceiro também deriva de um projeto de pesquisa da bolsa PIBITI, este intitulado “Sistema Embarcado e Otimização de Desempenho em Monitoramento Aéreo”, de Marianna Severo, egressa de Engenharia de Computação.

O WEI 2024, 32º edição do Workshop sobre Educação em Computação (WEI), é um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à Educação de Computação. Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre a Educação de Computação, bem como a discussão e o debate de políticas e diretrizes para os cursos da área. Além das apresentações de artigos, o WEI também promove palestras e painéis que discutem experiências e tendências em educação em Computação no contexto nacional e internacional.

Autores: Matias R. P. dos Santos, Arthur de Castro Callado, Luis Eduardo Costa Laurindo.

Abstract: The Internet of Things (IoT) is a computational paradigm that facilitates the interconnection of intelligent objects to the Internet, enabling interaction, operational efficiency, and communication. Moreover, it allows the collection of various environmental data, which can be processed to develop applications for diverse uses, such as e-health and smart agriculture. Therefore, due to the significant technological advancements and their continuous development and improvement, it is crucial to utilize alternative platforms for teaching and learning these technologies. These platforms should aim to enhance understanding and facilitate application development within these ecosystems. Utilizing tools for simulating or emulating IoT environments can facilitate practice, provide hands-on experience, reduce costs, and enhance agility in creating teaching proposals. This paper analyzes tools and platforms that aid in learning and developing IoT concepts and networks. Specifically, it discusses Internet of Things concepts and tools for simulating or emulating widely used environments.

O Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH) é o principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), com o objetivo de promover a discussão de temas relevantes na área de Computação. Em 2024, o SEMISH encorajou a submissão de trabalhos com enquadramento na temática “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto”. Além disso, o SEMISH recebeu artigos que enfatizaram diversos tópicos de interesse, como algoritmos, arquitetura de computadores, bancos de dados, biologia computacional, computação gráfica, engenharia de software, inteligência artificial, entre outros.

Autores: Beatriz Silva, Marianna Severo, Marisa do C. Silva, Iago Oliveira Lima, Arthur de Castro Callado, Marcelo Martins da Silva, Paulo Armando Cavalcante Aguilar, Francisco Helder Candido Filho.

Resumo: Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2015, 6,5 milhões de crianças morreram antes de completar cinco anos de idade. Além disso, cerca de 3.500 bebês com menos de um ano de idade morrem todos os anos nos Estados Unidos por razões desconhecidas, dos quais 44% dos casos foram classificados como síndrome de morte súbita infantil. Com a ajuda da Internet das Coisas e dos dispositivos vestíveis, dado o seu elevado potencial tecnológico, podem ser desenvolvidas aplicações como o acompanhamento das informações enviadas pelo corpo humano. Nesse sentido, este artigo apresenta um projeto que propõe o desenvolvimento de um dispositivo vestível para monitorar algumas características físicas de um bebê durante o sono, como frequência cardíaca, temperatura e posição.

Autores: Marianna Severo, Arthur de Castro Callado.

Resumo: O tráfego aéreo tem crescido cada vez mais e a tecnologia ADS-B tem se mostrado como uma importante ferramenta para auxiliar o funcionamento desse setor. Entretanto, ainda são empregados dispositivos proprietários de elevado custo, impondo limitações à adoção da tecnologia por usuários com menos recursos financeiros. Com o objetivo de fornecer uma solução de mais baixo custo, este trabalho desenvolveu e realizou a análise de desempenho de um sistema de código aberto para monitoramento aéreo baseado na tecnologia ADS-B, aplicado a hardware single board. Os resultados mostraram que o sistema single board apresentou bom desempenho quando comparado à plataforma de propósito geral usada para comparação.

Fonte: Arthur Callado, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: arthur@ufc.br