A Universidade Federal do Ceará foi novamente destaque na segunda edição do Ceará Awards, prêmio anual promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), do Governo do Ceará, para reconhecer os atores e instituições que contribuem para potencializar o ecossistema inovador no Estado.
Das 13 categorias do prêmio, realizado no último sábado (2), no Centro de Eventos do Ceará, a UFC foi indicada em cinco e venceu três: Iniciativa Destaque, Ambiente de Inovação e Universidade Empreendedora. A premiação fez parte da programação da 7ª Feira do Conhecimento.
O já consolidado Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE), do Campus da UFC em Quixadá, foi premiado na categoria Ambiente de Inovação. Criado em 2016, o INOVE trabalha para fomentar o desenvolvimento tecnológico e social da Região do Sertão Central, e se tornou referência para toda a UFC e outras instituições de ensino.
O INOVE atua na incubação e aceleração de startups, promove treinamentos e mentorias, atua na transferência de tecnologia, dentre outras atividades que já impactaram mais de 7.800 pessoas. Por lá, também já passaram 78 startups, e um total de cinco “CNPJs” foram criados: os das empresas Sitiá, Meu Troco, Future Soluções, Bilíngua e Plantedu. O portfólio do Núcleo inclui, ainda, 21 projetos com financiamento de parceiros externos, como o Governo do Ceará, as empresas de tecnologia Huawei e Dell, dentre outros.
Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas em seu site, no perfil @inove_ufcquixada no Instagram ou através do e-mail projetos@quixada.ufc.br.
MAIS PRÊMIOS – Na categoria Iniciativa Destaque, o prêmio foi para o Centro de Negócios e Oportunidades para Pessoa Surda (CENOPS) da UFC, uma plataforma inovadora e inclusiva de empregabilidade, vinculada à Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER).
Idealizada pelo servidor técnico-administrativo da UFC Fábio Nogueira, a plataforma pretende ser referência para empresas que queiram se conectar com a comunidade surda e promover uma maior inserção desse público no mundo do trabalho e na sociedade, por meio da divulgação de oportunidades, negócios, vagas, empregos e capacitações.
Entre as ações do CENOPS, destaca-se a criação de um aplicativo de celular, que se encontra em fase de finalização, na qual profissionais que atendem e prestam serviços na Língua Brasileira de Sinais (Libras) se cadastram e disponibilizam serviços para outras pessoas conhecedoras de Libras.
“Este reconhecimento no Ceará Awards é um testemunho da relevância e impacto positivo do projeto, inspirando outros a seguirem o exemplo e a se engajarem na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirmou a equipe do CENOPS. Mais informações podem ser obtidas no perfil do CENOPS no Instagram.
O Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC também foi indicado para a categoria Iniciativa Destaque. Em 2022, o CEMP levou o troféu vencedor nessa categoria.
Já a UFC também foi premiada na categoria Universidade Empreendedora. O reconhecimento é concedido a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas que fomentem o empreendedorismo em sua grade curricular ou possuam um ambiente voltado para o desenvolvimento de novos negócios.
A Instituição também foi indicada em outras duas categorias. A servidora técnico-administrativa da UFC Carol Matos, coordenadora do Escritório de Projetos da PROINTER, foi finalista na categoria Mentora Cearense. O diretor-presidente do Parque Tecnológico (PARTEC) da UFC, Prof. Abraão Saraiva Jr., foi novamente indicado na categoria Herói do Ano. Em 2022, ele conquistou o troféu nessa categoria enquanto coordenador do CEMP-UFC.
Fonte: Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação da PROINTER/UFC – e-mail: empreendedorismoeinovacao@ufc.br, adaptado do Portal da UFC