Publicada em: 20 de outubro de 2023 | Atualizada em: 20 de outubro de 2023

A Universidade Federal do Ceará (UFC) vem a público esclarecer as recentes denúncias referentes a falhas na qualidade do serviço do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Quixadá. Estamos cientes das preocupações levantadas pela comunidade acadêmica e, desde a identificação dos problemas, tomamos ações concretas para resolvê-los e para assegurar a melhoria dos serviços oferecidos aos nossos estudantes.

O fornecimento de refeições é realizado por uma empresa contratada pela UFC, a partir de processo licitatório, e todas as intercorrências verificadas ao longo da prestação do serviço têm sido devidamente registradas e notificadas pela UFC, tal qual previsto em contrato. Na prática, já foram acionadas a seguintes medidas cabíveis:

Desconto financeiro: a empresa responsável pelo fornecimento das refeições ao RU de Quixadá foi notificada sofreu desconto de valores referentes a notas fiscais de pagamentos em decorrência das falhas no serviço. Essa penalização visa responsabilizar a empresa pelo não cumprimento dos padrões de qualidade estabelecidos em contrato;

Processo de sanção administrativa: paralelamente foi instaurado um processo de sanção administrativa contra a empresa, visando apurar as irregularidades e aplicar outras medidas sancionatórias previstas em contato.

Entendemos que a alimentação é uma parte crucial da experiência universitária e temos consciência de que os estudantes dependem de refeições adequadas para o bom desempenho acadêmica. Estamos comprometidos incansavelmente para assegurar que essas falhas de qualidade sejam superadas e que o RU de Quixadá possa atender plenamente às necessidades de nossa comunidade acadêmica.

Por fim, lamentamos os incidentes e reafirmamos que continuaremos a monitorar de perto a situação e a tomar todas as medidas necessárias para garantir a qualidade do serviço de alimentação do RU de Quixadá.

20/10/2023