Palestra “Gestão de Dívida Técnica” acontece nesta quarta-feira, dia 18

Publicada em: 16 de outubro de 2023 | Atualizada em: 14 de novembro de 2023

Na próxima quarta-feira, dia 18, acontecerá a palestra: Gestão de Dívida Técnica, às 14h, na sala multiuso (bloco 2, térreo), com David Campelo, da empresa Bosch Security Systems. O evento faz parte da disciplina de Gerência de Projetos, ministrada pelo professor Camilo Almendra, mas todos os estudantes do Campus estão convidados.

Dívida técnica (ou débito técnico) é um problema recorrente que degrada a capacidade de manutenção e evolução de sistemas de software, ocasionado por decisões técnicas com foco em ganhos de curto prazo. Esta palestra apresentará conceitos principais relacionados à Dívida Técnica, exemplos de código e ferramentas de apoio, e casos reais complexos.

A palestra será remota, com transmissão para a sala multiuso. Não é necessário realizar inscrições e a participação vale como horas complementares.

David Campelo é team leader e trainer em Gestão de Qualidade em Software na Bosch Security Systems, multinacional de origem alemã com grupos de pesquisa, desenvolvimento e industrialização em diversos países. É mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e Doutor pela Universidade de Aveiro (Portugal). Durante o doutorado propôs, no contexto do projeto +TV4E (http://tv4e.web.ua.pt/), um Sistema inteligente de Recomendação de vídeos informativos sobre serviços públicos e sociais, exibidos numa plataforma de TV Interativa, para o público sênior. Tem mais de 15 anos de experiência em TI, trabalhando em instituições de renome no Brasil e no exterior com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para TV Digital Interativa, IPTV, UX e sistemas embarcados. Autor de artigos publicados em revistas e congressos, contribuiu para a especificação e implementação do Padrão Brasileiro para TVDigital Interativa Ginga, seguindo todo o processo de portabilidade junto com fabricantes de TV, desde a inicial de transferência de conhecimento até a entrega e produção em massa. Na Bosch, suas equipes têm foco no desenvolvimento de soluções seguras e críticas para detecção e alarmes de incêndio, baseadas em C++, Python e Linux embarcado. As suas principais áreas de interesse são Engenharia de Software, Gestão de qualidade, UX e Ciber-segurança.

Fonte: Camilo Almendra, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: camilo.almendra@ufc.br