Consulta para escolha de novos dirigentes de unidades acadêmicas da UFC ocorre nesta terça-feira (29); saiba como será

Publicada em: 28 de agosto de 2023 | Atualizada em: 28 de agosto de 2023

A Universidade Federal do Ceará dá continuidade ao processo de definição dos novos diretores e vice-diretores de seus centros, faculdades, campi e institutos, para mandato no período 2023-2027. Nesta terça-feira (29), ocorrerá a consulta à comunidade interna sobre os nomes que deverão constar nas listas tríplices de cada unidade, a partir das quais os novos gestores serão nomeados. A inscrição dos candidatos ocorreu no dia 9 de agosto.

votação será eletrônica, através do sistema Helios, disponibilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Os votos serão colhidos por categoria (servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes) e de forma separada por unidade.

A votação terá início às 8h, encerrando, no Campus da UFC em Quixadá, às 21h. A sala de reuniões do bloco 3 estará com computador com acesso à internet, disponível para a comunidade acadêmica.  Candidataram-se para diretora a professora Andréia Libório Sampaio e para vice-diretor o professor Paulo de Tarso Guerra de Oliveira, formando uma chapa única para a consulta.

De acordo com a STI, as pessoas que estão aptas a votar já receberam, no e-mail que está cadastrado no SIGAA, as orientações para participar. Recomenda-se verificar tanto na caixa de entrada quanto na de spam e lixeira. Caso não tenha recebido, o participante deve procurar a Central de Relacionamento da STI, através do número (85) 3366-9999, que também funciona como contato no WhatsApp.

Após a votação, a STI passará os números absolutos dos resultados para cada unidade, e estas serão responsáveis pelo cômputo do resultado final e da divulgação.

COMO É O PROCESSO – De acordo com a Resolução nº 21/CONSUNI, de 24 de julho de 2023, após a consulta à comunidade, os conselhos das unidades acadêmicas deverão elaborar listas tríplices. A votação entre os membros dos colegiados é secreta e uninominal.

As listas devem ser enviadas, até o dia 18 de setembro, para o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a quem cabe a nomeação dos novos diretores e vice-diretores.

Todas as unidades acadêmicas elaborarão suas listas, com exceção do Campus de Itapajé, que ainda se encontra em processo de implantação.

Mais detalhes sobre o processo podem ser vistos na Resolução nº 21/CONSUNI.

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – fone: (85) 3366 7307, via Portal da UFC  e Comissão Eleitoral Setorial do Campus da UFC em Quixadá