Apresentação do ambiente AWS DeepRacer acontece no Campus de Quixadá dia 14 de setembro

Publicada em: 28 de agosto de 2023 | Atualizada em: 28 de agosto de 2023

Com o objetivo de ampliar a participação estudantil, no dia 14 de setembro, das 12h30 às 13h30, no sala multiuso, o professor João Marcelo e o aluno João Victor Carvalho de Oliveira, do curso de Engenharia de Software,  vão apresentar o ambiente AWS DeepRacer para a comunidade do Campus da UFC em Quixadá.

Para participar, não é necessário realizar inscrições. O evento é voltado para estudantes, docentes e técnicos do Campus da UFC em Quixadá, que desejem participar de uma equipe de treino.

Nos dias 24 e 25 de maio de 2023, a Amazon Web Services – AWS promoveu um evento sobre a competição AWS Deep Racer. Na ocasião, o estudante João Victor conquistou o primeiro lugar da competição da qual alunos do Brasil inteiro participaram.

AWS DeepRacer é uma competição de carros autônomos, que utilizam modelos de aprendizagem por reforço para conseguir completar a corrida no melhor tempo possível. Esta técnica é um tipo de aprendizagem de máquina (machine learning) utilizada largamente na indústria, informa João Marcelo. Com o AWS DeepRacer é possível aprender sobre esse conceito, mesmo que não tenha nenhum conhecimento prévio sobre machine learning, afirma o docente.

Fonte: João Marcelo, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: joao.marcelo@ufc.br