PET Tecnologia da Informação do Campus de Quixadá promove 9º Infogirl, para incentivar mulheres na computação

Publicada em: 21 de agosto de 2023 | Atualizada em: 21 de agosto de 2023

O Programa de Educação Tutorial (PET) – Tecnologia da Informação do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá realiza, nos dias 25 e 26 de agosto, em formato presencial, a 9ª edição do Inforgirl, evento que, desde 2014, tem o objetivo de incentivar a participação feminina em carreiras ligadas à computação.

Neste ano, o evento traz o tema “Girls make the future” (Garotas fazem o futuro, em tradução livre), e conta com inscrições de alunas do Campus de Quixadá e de escolas de ensino médio da região.

Além de incentivar a participação feminina na computação, o evento promove a interlocução entre universidade e sociedade (Imagem: Divulgação)

Na sexta-feira (25), a programação é dedicada exclusivamente às graduandas. As estudantes do Campus devem realizar inscrição através do link: bit.ly/inscricaoinfogirl2023 até a véspera, dia 24, gratuitamente. Já no sábado, o foco será nas alunas do Ensino Médio, com apresentações de cursos por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas.

No sábado, participarão estudantes de três escolas da região: EEEP JOSÉ ALVES – CANINDÉ, EEEP JOSÉ CIRO NOGUEIRA – SOLONÓPOLE e EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA – QUIXERAMOBIM, somando, ao todo, cerca de 100 alunos. As inscrições para a programação do sábado já foram concluídas internamente.

Para as estudantes do Campus da UFC  em Quixadá, a programação acontecerá totalmente na sala multiuso, iniciando às 10 horas com abertura feita pelas professoras Viviane Menezes (tutora do PET TI) e Andréia Libório (diretora do Campus da UFC em Quixadá), seguinda pela palestra às 10h30, da professora Graziela Simone, com o tem: “O que eu gostaria de ter ouvido na graduação“.

No mesmo dia, às 13h30 haverá a palestra “Explorando as Áreas de Gerente de Produtos, UX e Full Stack“, com Hareta Alves, Lizie Sancho Nascimento e Marcela de Moura, em parceria com o Instituto Atlântico. E às 15h3, haverá a roda de conversa: “Explorando o Mercado de TI e Experiências de Trabalhos no Exterior”, com Iraneide Lima, Samara Lou e Lana Pereira, em parceria com a empresa Heavy Connect. A participação no infogirl vale como horas complementares.

O Inforgirl é um dos mais importantes eventos do Campus da UFC em Quixadá e, além de incentivar carreiras femininas na área de computação, promove a interlocução entre a Universidade e a sociedade.

Detalhes sobre a programação podem ser vistos na página do evento, no site do campus.

Fonte: Programa de Educação Tutorial – TI do Campus da UFC em Quixadá – e-mail: pettiqx@ufc.br