Equipe do Campus da UFC em Quixadá conquista o segundo lugar no Selo de Inovação da SBC 2023

Publicada em: 18 de agosto de 2023 | Atualizada em: 18 de agosto de 2023

O projeto “Smart Glasses: Tecnologia vestível para auxiliar pessoas com deficiência visual na detecção de obstáculos”, de Petrucio Filho (UFC), Letícia Saraiva Chaves (UFC), Carlos Ferreira (UFC), Camila Diogenes (UFC), Maria Simone Nunes (UFC), Ingrid Monteiro (UFC), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC) e Marcelo Martins da Silva (PUC-Rio e UFC) conquista o segundo lugar no Selo de Inovação da SBC 2023.

O Selo de Inovação da SBC é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação e premia trabalhos de graduação, mestrado e doutorado da área de computação que proponham soluções inovadoras.

SMART GLASSES Originalmente um projeto de graduação, elaborado para a competição de sistemas embarcados no Simpósio Brasileiro de Engenharia e Sistemas Computacionais, em 2017, o Smart Glasses é um dispositivo de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, usado de forma complementar às bengalas. Combina um par de óculos com sensores de posição e de presença que, por sua vez, realizam a detecção de obstáculos durante as trajetórias do usuário.

Em caso de obstáculos identificados e, de acordo com a posição da cabeça do usuário, um sinal é enviado via bluetooth para o aplicativo em smartphone, com a finalidade de alertá-lo sobre a proximidade através de áudio ou vibração. “O projeto Smart Glasses iniciou quando ainda estávamos na graduação e foi muito interessante observar o quanto o projeto cresceu e vem trazendo contribuição para a sociedade na área de acessibilidade. Agradecemos a todas as pessoas que participaram do projeto no decorrer desses anos e estamos muito felizes com a indicação”, comenta o Prof. Marcelo Martins.

Egresso do Curso de Engenharia da Computação de Quixadá, Marcelo hoje atua como um dos orientadores do projeto. Integram a equipe: Petrúcio Neves Filho, aluno de Engenharia de Computação do Campus Quixadá; Letícia Chaves, egressa do Curso de Ciência da Computação do Campus Quixadá; Carlos Alberto Ferreira Júnior, aluno de Engenharia de Computação do Campus Quixadá; Camila Stefany Guerra, mestranda em Ciência da Computação e egressa do curso de Engenharia de Computação do Campus Quixadá; Simone Nunes, coordenadora do INOVE – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus de Quixadá; e, ainda, Ingrid Monteiro, Paulo Armando Cavalcante AguilarMarcelo Martins da Silva, docentes do Campus da UFC em Quixadá.

INOVAÇÃO

Promovido pela SBC como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o Selo de Inovação seleciona projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. O foco da iniciativa é promover a inovação no ambiente acadêmico. Para concorrer, além do caráter inovador, os projetos acadêmicos também deveriam levar em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido e ter um protótipo para apresentação.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá, Portal da UFC e site da SBC