Trabalho do Campus de Quixadá é premiado no XIV Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA)

Publicada em: 17 de agosto de 2023 | Atualizada em: 17 de agosto de 2023

O artigo “ApisFlow: a real-time automated tool to detect, classify and count honey bees castes at the hive entrance” ganhou o prêmio de melhor artigo no XIV Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA), evento integrante do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023). Os autores foram: Antonio Rafael Braga (UFC – Campus de Quixadá), Gabriel Vasconcelos Fruet (UFC), Isac Gabriel Abrahão Bomfim (IFCE), Rafael Capelo Domingues (UFC) e Danielo G. Gomes (UFC).

Professor Rafael Braga e Gabriel Fruet (foto: divulgação).

O professor Rafael conta que se sentiu realmente muito feliz, principalmente por ver a alegria do estudante (foto). “Pude perceber na hora que ele não esperava pela premiação e ficou muito contente”, complementa.

WCAMA 2023

O Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA) é um evento realizado durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) e tem como objetivo promover a integração efetiva da área de computação (metodologias e ferramentas) com temas relacionados ao meio ambiente (política e gestão).

Como a gestão dos recursos naturais é uma atividade complexa e dinâmica, ela requer a integração entre atores no campo social, político e tecnológico para serem efetivamente desenvolvidas e implantadas. Neste contexto, busca-se discutir do ponto de vista da computação o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para gestão do meio ambiente e recursos naturais. Mais especificamente, trabalha-se no sentido de tratar eficientemente: o gerenciamento e a comunicação entre grandes volumes de dados;o desenvolvimento de técnicas para análise destes dados e; a otimização, o controle e integração dos dados gerados.

Fonte: Rafael Braga, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: rafaelbraga@ufc.br e site do Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA) 2023