Sistema Desenvolva, elaborado pela UFC, recebe certificado de registro pelo INPI

Publicada em: 17 de agosto de 2023 | Atualizada em: 17 de agosto de 2023

O Sistema Desenvolva UFC, pelo qual é operacionalizado o Programa de Gestão por Competência da Universidade Federal do Ceará, recebeu na última terça-feira (8) o certificado de registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O certificado é documento que atesta a propriedade intelectual sobre um programa ou sistema de informática. O sistema foi desenvolvido, em grande parte, no Núcleo de Práticas em Informática, do Campus da UFC em Quixadá.

O programa nasceu em 2017 a partir da dissertação da servidora Denise Landim, no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), que abordou gestão por competências.

Naquele mesmo ano, foi estabelecida uma comissão de implantação de gestão por competências na UFC. Já no ano seguinte o projeto foi inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional e o sistema começou a ser desenvolvido por um grupo de servidores docentes e técnico-administrativos. O Desenvolva UFC foi elaborado no Núcleo de Práticas de Informática, do Campus de Quixadá, e hoje está sendo aprimorado pela Superintendência de Tecnologia da Informação.

O certificado saiu em nome dos seguintes servidores: Denise Landim, Ioneiry Lima, Danielle França, Karla Lopes, Leonara Rocha, Rita de Cássia Cunha, Cristina Brito, Antonio Jerry Santos, Virginia Farias de Sousa, Thalita Maria Firmino de Moura, Davi Romero, Francisco Daniel Medeiros, Marilene Soares, Marcus Vinícius Veras, Telma Araújo, Silvio Roberto Amarante, Andréia Libório Sampaio, Luana Rodrigues, Kelly Cavalcante, Abelardo Mota, Sueli Maria Cavalcante, Rafael Bráz Farias, Daniel de Moura, Jander Soares, Aléxia Ferreira Gomes, Luzimar de Oliveira, Sylvana Moura, Paulo Mateus da Silva e Rayson Lima.

O Programa de Gestão por Competências foi oficialmente instituído no fim de 2022 como uma política institucional de gestão de pessoas da UFC, com objetivo de direcionar o desenvolvimento contínuo dos servidores baseado em um diagnóstico de competências e promover o reconhecimento do seu trabalho.

O planejamento, o desenvolvimento e a implantação do Programa de Gestão por Competências são realizados pela Divisão de Gestão por Competências (DIGEC), vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento e Carreira (CODEC), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Fonte: Divisão de Gestão por Competências (DIGEC) – e-mail: digec@ufc.br , adaptado do Portal da UFC