Comunidade DevOps-CE promove encontro em Quixadá para compartilhar conhecimentos e práticas inovadoras

Publicada em: 11 de maio de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

No dia 13 de maio de 2023, a comunidade DevOps Ceará realizará o Meetup DevOps-CE, um evento gratuito que para profissionais e estudantes aprimorarem seus conhecimentos na área de DevOps. O encontro ocorrerá das 8h ao meio-dia, no Auditório Dom Helder, localizado na Unicatólica (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro).

As palestras abordarão diversos aspectos relacionados à cultura, ferramentas e terminologias do universo DevOps. No Campus da UFC em Quixadá, os professores João Marcelo Uchôa e Paulo Armando Aguilar estão organizando. A participação dos estudantes do Campus valerá como horas complementares. É necessário realzar inscrições previamente, pois as vagas são limitadas.

A palestrante Ingrid Santos apresentará a palestra  “Saúde mental, estresse e esgotamento“, com o objetivo de conscientizar profissionais e estudantes de tecnologia sobre a importância da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho. Ezzio Moreira fará a apresentação sobre o tem “Fluxo de trabalho em equipe com Terraform“. Ele irá explorará como as ferramentas Terraform e Atlantis podem ser usadas para agilizar o desenvolvimento e implantação de infraestrutura garantido a rastreabilidade das mudança. Além disso, João Lobo compartilhará conhecimentos sobre “Troubleshooting Observability“. Em sua palestra, João explana a observabilidade como um dos pilares do DevOps; além da possibilidade de entender o estado interno ou condição de um sistema complexo com base apenas no conhecimento de suas saídas externas.

Além das palestras, haverá um OpenSpace, um momento um momento dedicado à interação e colaboração entre os participantes. Durante essa atividade, os participantes poderão compartilhar ideias, discutir tópicos relevantes e se conectar com outros profissionais que compartilham do mesmo interesse em DevOps, sendo uma possibilidade para ampliar a rede de contatos e estabelecer parcerias.

Fonte: João Marcelo Uchôa, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: joao.marcelo@ufc.br