Equipe do Campus da UFC em Quixadá é selecionada para competição internacional – Projeto Hope

Publicada em: 4 de maio de 2023 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

A equipe Hope, formada por estudantes e um professor do Campus da UFC em Quixadá, está entre os treze finalistas da competição internacional Team up for Climate 2023.

Membros da equipe Hope, da esquerda para a direita: professor Paulo Armando, Ariadne Coelho, Maria Luisa, Francisco Jerferson e Kaique Jorge (foto reprodução).

A equipe é composta por 4 membros: Francisco Jerferson Martins da Silva (discente do terceiro semestre do curso de Engenharia de Software), Ariadne Coelho de Freitas, Kaique Jorge da Silva e Maria Luisa Santos Pitombeira (os três últimos, estudantes do sétimo semestre do curso de Design Digital); a competição faz parte do projeto da disciplina Educação Ambiental 2023.1, ministrada pelo professor Paulo Armando Aguilar.

A equipe

Desastres naturais estão cada vez mais frequentes e ocorrem em todo o planeta, que aafeta várias famílias, fazendo com que precisem sair de suas casas. Muitas não têm para onde ir e passam necessidades. Em alguns casos, são alocadas em abrigos temporários, dependendo de doações, ajudas de familiares ou do governo.

Hope é uma plataforma colaborativa e informativa para suporte a famílias afetadas por desastres naturais. Com ela, usuários de todo o mundo podem contribuir acolhendo as famílias desabrigadas. Além disso, doações podem ser realizadas. A plataforma também possui um papel preventivo, funcionando como um sistema de alerta em caso de risco de desastres. O papel informativo da plataforma também é uma funcionalidade essencial, orientando as famílias afetadas em caso de desastres: recomendações, abrigos disponíveis, telefones úteis, atendimento 24h, etc.

A competição

Team up for Climate 2023! é uma competição de nível internacional organizada pela EGIS Foundation (Fundação EGIS) em parceria com a Eath University. O principal objetivo da competição é incentivar jovens talentos e estimular novas abordagens criativas para contribuir com a transição ecológica. Os temas propostos nesta edição são:

Além da America Latina, participaram equipes da África, Europa e Ásia também. Ao todo, foram 486 participantes divididos em 147 equipes, 106 projetos foram enviados na plataforma antes do prazo. Outras informações sobre a competição estão disponíveis no site: https://egis-impacthub.agorize.com/en/challenges/team-up-for-climate-2023?lang=en

Fonte: Francisco Jerferson Martins Da Silva, membro da equipe de alunos do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: jeffhyuu1610@alu.ufc.br