Professora Rainara Maia tem trabalho premiado no SBQS

Publicada em: 8 de dezembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

A professora Rainara Maia teve seu trabalho “An experience of using the GQM approach in a remote environment to define requirements metrics” premiado na best paper na trilha Relatos de Experiência do Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software – SBQS.

SBQS 2022

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software manifesta-se em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software encontram-se para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente na indústria de software.

Propósito e Escopo

A Trilha de Relatos de Experiência tem interesse em contribuições que estejam baseadas em casos práticos, onde abordagens, modelos, técnicas, ferramentas etc. que apoiam a Qualidade de Software tenham sido utilizados na indústria, gerando novos conhecimentos após a sua avaliação. Seu principal propósito é trazer para o público do SBQS experiências que possam ser discutidas e implementadas ou que inspirem outras empresas. Ainda, que possam ser consideradas como conhecimentos relevantes para futuras pesquisas em Qualidade de Software.

Rainara Maia é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Quixadá. Possui doutorado e mestrado pelo programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Sistemas de Informação pela mesma universidade. Seus interesses de pesquisa são nas áreas de Engenharia de Software, com ênfase em Requisitos Não-Funcionais e Medição de Software, e Interação Humano-Computador, ambas as áreas voltadas para aplicações no ambiente da Computação Ubíqua e Internet das Coisas.

Fonte: Rainara Maia, docente no Campus da UFC em Quixadá | E-mail rainara@ufc.br e Site do SBQS