Alunos do campus visitam Museu Antônio Rabelo em Quixeramobim

Publicada em: 16 de novembro de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

A turma da disciplina de Comunicação Visual I, do curso de Design Digital do Campus da UFC em Quixadá, acompanhada pelo professor João Vilnei, visitou, na segunda-feira (14/11), o Museu Orgânico Antônio Rabelo em Quixeramobim.

Os museus orgânicos têm como principal função transformar em espaços expositivos as casas e oficinas de mestres da cultura e artesãos, com possibilidade de visitação e movimento do turismo local. Nessas moradas/oficinas, são expostos objetos pessoais, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais.

O Museu Oficina Antônio Rabelo, no Sertão Central, é o primeiro museu orgânico inaugurado fora da região do Cariri. Até o momento, foram nove os Museus Orgânicos inaugurados através do Sesc, juntamente com a Fundação Casa Grande, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Potengi.

A visita teve como objetivo conhecer o trabalho e a história do joalheiro e artista plástico Antônio Rabelo, que tem as pedras e os espinhos dos cactos do Sertão como a sua principal matéria-prima. Os alunos tiveram a oportunidade de admirar, de perto, obras únicas como o famoso anel feito de espinhos de mandacaru.

Fonte: Prof. João Vilnei | joaovilnei@gmail.com
Página da FECOMERCIO – Sesc Ceará inaugura primeiro Museu Orgânico do Sertão Central