Exposição de Sistemas Embarcados acontece no Campus da UFC em Quixadá

Publicada em: 20 de junho de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Na manhã desta quarta-feira, 15, discentes e egressos participaram a ExpoSE – Exposição de Sistemas Embarcados do curso de Engenharia de Computação.

Os graduados Robert Cabral, Camila Diógenes, Marisa do Carmo, XXX e Marcelo Martins apresentaram como foi a relação com a graduação, experiências com as disiplinas, competições (algumas com viagem, como SBESC, outras no próprio Campus, como a Olimpíada Internacional de Lógica), além de contarem como está sendo o dia a dia no mercado de trabalho, como usam o conhecimento que receberam do curso. Camila Diógenes relembra a premiação no evento internacional SBES com o projeto Smart Cane, que está exposto na ExpoSE 2022.

Egressos da primeira turma, Marisa do Carmo e XXX , comentaram ainda sobre evolução da estrutura do Campus da UFC em Quixadá, como os laboratórios e equipamentos específicos, como osciloscópio, impressora 3D, cortadora a laser, entre outros , que estão disponíveis atualmente, contribuindo ainda mais para o aprendizado. Graduados lembraram ainda de outras edições da ExpoSE.

Marcelo Martins, mestrando na PUC RIO, falou da sua experiência no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo – INOVE, sobre seus trabalhos com tecnologia assistiva e competições – com vários prêmios, incluindo em eventos de Interação Humano-Computador, participação na Feira do Conhecimento e Corredores Digitais. Ressaltou ainda a importância da interação entre os cursos de Engenharia de Computação com os demais cursos do Campus, Design Digital, por exemplo.

Após as palestras, o professor Arthur Callado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação do Campus da UFC em Quixadá – PCOMP, fez um relato sobre o POSCOMP – Exame Nacional para Ingresso em Pós-Graduação em Computação e sobre o Mestrado em Computação do Campus de Quixadá.

Após as apresentações, discentes do curso de Engenharia de Computação apresentaram seus projetos com sistemas embarcados.

A equipe Tech Inside, formada por Kennia Silva, William Marreiro, Maurício Miranda, André Alves e Samela Pinheiro apresentou o projeto Automação residencial com comando de voz. A Andressa Pimenta e David Gabriel apresentaram a Fábrica de PCB, que fabrica placas de circuito impresso, a partir de um documento em PDF.

Algusn projetos de graduados também foram apresentados: Bengala inteligente, Ensino de porta lógica, placas de indicação de disponível ou ocupado, armazenamento de memória utilizando porta lógica, entre outros. Foram apresentados pelo discente Ítalo Araújo.

A equipe formada por Josué Sucupira, Felipe Santos, Guilherme Barros e Calebe Sucupira apresentou o projeto Cubo de Leds, que acende e apaga um cubo formado por luzes de led em diferentes orietações.

O time de Pablo Brandao, Pedro Wilson, Pablo Vinícios apresentou o Braço robótico. O protótipo de máquina industrial serve demonstrar como seria feito em indústrias, com atividades repetitivas.

Anderson Silva, Erick Silva, Samuel Henrique e Antônio César apresentaram o conversor A/D FLASH. É um conversor analógico-digital, que transforma a onda analógica em sinal digital. O trabalho é fruto da disciplina de Eletrônica II, ministrada pelo professor Elvis Stancanelli.

Foi apresentado ainda o projeto Smart Campus, do aluno Rafael da Silva juntamente com o professor Marcos Dantas. Eles explicaram que é um kit para sala de aula inteligente: controle de ar condicionado com sensor que mantém na temperatura desejada, controle de projetor, lâmpadas, além do cálculo do consumo de energia. O projeto granhou prêmio no SBRC 2022: foi o terceiro lugar do Hackathon de inovação.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: comunicacao@quixada.ufc.br