Seleção de startups – Abertas as inscrições para o 2º ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais

Publicada em: 30 de maio de 2022 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento regional por meio da valorização das vocações locais, retendo e atraindo talentos, o Governo do Ceará está com inscrições abertas para o segundo ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais. Os interessados poderão submeter os seus projetos até o próximo dia 12 de junho por meio do formulário eletrônico https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/.

O programa visa selecionar projetos voltados para a solução de problemas identificados nas 14 regiões estratégicas da economia do Ceará. O objetivo é apoiar iniciativas de empreendedorismo inovador que adotem as tendências tecnológicas com maior potencial de contribuição para o crescimento econômico no curto e médio prazo.

Os docentes do Campus da UFC em Quixadá Jeandro Bezerra, Paulo Armando Aguilar e Enyo Gonçalves são pesquisadores regionais e vão acompanhar até seis startups nas áreas conforme a seguir:

 

 

Violação da privacidade em domínios odonto-médico-hospitalar com internet das coisas

Vocês sabiam que o setor da Saúde é o que mais sofre com ciberataques? Sim! Somente no ano de 2021, foram registrados mais de 39.000 alertas. O vazamento de dados sensíveis causa a violação do direito constitucional fundamental que é a privacidade! Além disso, há prejuízo econômico e penalidades previstas na LGPD para empresas, por exemplo, de saúde. As tecnologias de Internet das Coisas estão também difundidas em domínios Odonto-Médico-Hospitalar, apresentam vulnerabilidades de segurança como a invasão de privacidade. “Que conversa é essa, Jeandro?! A maioria das aplicações e dispositivos possuem suporte à criptografia!” Sim, é possível explorar vulnerabilidades que expõem a privacidade. Como detectar, mitigar e propor soluções para esse problema?

 

[slideshow_deploy id=’18507′]

 

 

Impactos negativos na rotatividade dos times de TI e na qualidade do desenvolvimento dos softwares

A rotatividade de pessoal (turnover) em equipes tem se acentuado ainda mais devido à crescente demanda por software dos últimos anos, sobretudo com a pandemia de COVID-19 (que impulsionou ainda mais a necessidade por software e de negócios online). Uma busca rápida no linkedin aponta mais de 3 milhões de vagas na área de TI ao redor do mundo. Parte destas vagas será suprida por profissionais que atuam em outras empresas. A saída de um profissional costuma ter impacto na produtividade do time, pode gerar atrasos nas entregas e aumentar o risco de descontinuidade do projeto. Diante destes desafios, os objetivos principais do projeto se concentram em buscar soluções inovadoras e escaláveis dentro da região do cluster do Sertão Central, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.

 

[slideshow_deploy id=’18509′]

 

 

1) Sistema de referência e contrarreferência entre unidades de saúde

Falhas no envio de informação de encaminhamento, através das fichas de referência e contrarreferência entre os níveis de atenção, podem ocasionar problemas na cadeia de atendimento (grandes esperas, descontinuidade do fluxo de atendimento, etc.), não respeitando o princípios da integralidade, conforme a lei 8080/90. Dessa forma não assegurando ao indivíduo a possibilidade de receber assistência em todos os níveis. Atualmente, as tecnologias da comunicação e informação estão mudando a forma como nos comunicamos: inovadora, rápida e onipresente. Desta forma, convidamos vocês para propor uma solução tecnológica inovadora que conecte os centros de saúde permitindo o encaminhamento inteligente e eficiente dos pacientes.

 

2) Autocuidado para prevenção de doenças crônicas

Ações de autocuidado podem ajudar a prevenir doenças e são fundamentais na manutenção do estado de saúde da população portadora de doenças crônicas. A não adoção de medidas de autocuidado podem acarretar uma série de problemas, lotação e colapso dos centros de saúde; deslocamento dos pacientes (muitas vezes desnecessário) aos centros de saúde; Aumento dos custos com o cuidado de saúde; Agravamento de saúde e aumento da condição mórbida desta população; dentre outros. Atualmente, as tecnologias da comunicação e informação estão mudando a forma como nos comunicamos: inovadora, rápida e onipresente. Desta forma, convidamos vocês para propor uma solução tecnológica inovadora que conecte os centros de saúde às residências proporcioando autocuidado aos portadores de doenças crônicas.

 

[slideshow_deploy id=’18508′]

 

Os projetos selecionados passarão por uma jornada de implementação das soluções, que acontecerá ao longo de seis meses. Cada time selecionado receberá até duas bolsas de inovação e participará de atividades de capacitação, mentorias, networking e ciclos de aprendizagens com ferramentas de inovação e metodologia própria para tornar negócios viáveis. A ideia é que, ao longo da jornada, cada startup desenvolva um Mínimo Produto Viável (MVP), que deverá ser testado em, pelo menos, duas empresas até o final do ciclo.

O edital busca soluções para 57 problemas existentes no ecossistema de desenvolvimento do Estado e as equipes classificadas para o programa poderão contar com o apoio de 52 pesquisadores para apoiá-las na submissão das propostas. Ao todo, até 90 startups em todo Ceará serão selecionadas e até 180 bolsas serão disponibilizadas para os empreendedores.

Mais informações acerca da seleção neste link: https://corredoresdigitais.info/editais/, ou através deste formulário, ou ainda no canal do Telegram.

Serviço:
EDITAL – 2º ciclo do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais
Prazo: inscrições até 12 de junho
Inscrições: https://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/
Instagram: @programaclusters
Mais informações no e-mail: equipe.csi@sedet.ce.gov.br

Fonte: Jeandro Bezerra, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: jeandro@ufc.br; e site da Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet)

print

©2024 - Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá. Todos os direitos reservados.
Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5003 – Cedro – Quixadá – Ceará 63902-580
Telefones:
Secretaria do Campus: (88) 3411-9422
Secretaria Acadêmica: (88) 3411-9410