Palestra “Experimentar com dados – Artes visuais, dados e tecnologia” acontece próxima quinta-feira, 19

Publicada em: 16 de maio de 2022 | Atualizada em: 30 de maio de 2023

Próxima quinta-feira, dia 19, às 10h, a disciplina de Tópicos especiais em artes promoverá  na sala de multiuso (bloco dois) a palestra com o tema: “Experimentar com dados – Artes visuais, dados e tecnologia”. A palestra é aberta aos estudantes do Campus da UFC Quixadá, limitada a capacidade da sala. A participação poderá contar como atividade complementar.

A palestra é a apresentação da pesquisa em desenvolvimento, no PPGARTES-UFC, pela mestranda Ariane Mendes, que explora a ideia de data art., trazendo luz ao debate sobre a visualização e a estética da informação no cotidiano, explorando esse universo através de artistas e obras, além de mostrar experimentos baseados em dados levantados na pesquisa. A palestra transitará entre elementos das artes visuais, do design gráfico e da ciência de dados.

Ariane Mendes estudou no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, onde atualmente está mestranda em Artes no PPGARTES-UFC. Criou e desenvolveu ações colaborativas que envolvem a cidade e encorajam a participação cidadã, como a Rede MUDA (2018-2021) e o laboratório PI EXPERIMENTAL (2020-2021). Graduada em engenharia de produção mecânica, atua como gerente de projetos na startup NINA e presta consultoria para pequenas indústrias. Investiga conexões entre arte, ciência, tecnologia e a vida.

Fonte: Rochelle Silveira, professora no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: rochellesilveira@ufc.br