Cadastrado o primeiro registro de Programa de Computador do Campus da UFC em Quixadá no INPI

Publicada em: 11 de maio de 2022 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

O primeiro Programa de Computador (nomenclatura oficial) de servidor docente do campus foi registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). É possível ver o certificado aqui ou no site do INPI.

O registro foi resultado do trabalho do professor Emanuel Ferreira Coutinho e seu aluno do Mestrado em Computação Antônio Welligton dos Santos Abreu, graduado no curso de Sistemas de Informação, ambos do Campus da UFC em Quixadá.

Durante o mestrado eles desenvolveram uma aplicação educacional chamada EDUC-DAPP, para armazenar e consultar dados de diplomas emitidos por instituições de ensino superior. A aplicação foi baseada em blockchain utilizando contratos inteligentes na plataforma Ethereum.

Fonte: Emanuel Ferreira Coutinho, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: emanuel.coutinho@ufc.br