Participação da equipe do Campus da UFC em Quixadá na final mundial do ICPC

Publicada em: 12 de novembro de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

A competição internacional de programação para universitários (ICPC, International Collegiate Programming Contest) é umas das competições de programação mais antiga e mais prestigiada do mundo. As primeiras finais da competição ocorreram durante a Conferência de Ciência da Computação da ACM (Association for Computer Machinery) em 1977. Em 2019, quase 60.000 estudantes de mais de 3000 universidades de 104 países competiram nas fases regionais da competição. A final mundial do ICPC 2019/2020 foi realizada na cidade de Moscou, entre os dias 06 e 10 de outubro de 2021 patrocinada por grandes empresas de tecnologia como Huawei, Jet Brains, IBM Quantum, AWS Educate, Deviation Games, Endure Capital e Two Sigma.

A competição coloca uma equipe de três estudantes, representando uma universidade, contra oito ou mais problemas complexos do mundo real. O objetivo da competição é promover o trabalho de equipe, a criatividade, a inovação e a capacidade de resolver problemas. Durante a competição, a equipe precisa colaborar para classificar a dificuldade dos problemas, deduzir requisitos, projetar testes e construir uma solução algorítmica que atenda os requisitos de memória e tempo impostas pelos juízes da competição dentro do prazo de 5 horas da competição.

No Brasil, a competição de programação universitária é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996. Em 2019 ocorreu a XXIV Maratona SBC de Programação. A primeira fase ocorreu em 14 de setembro em 47 sedes, com a participação de 726 times de 224 escolas. Tivemos times participantes de todos os estados do Brasil, com exceção do Mato Grosso e Tocantins. Em seguida, 57 times foram selecionados para participar da final brasileira realizada na cidade de Campina Grande entre os dias 8 e 9 de novembro de 2019. O quadro final de medalha da final brasileira ficou da seguinte maneira:

A final mundial foi realizada em Moscou entre os dias 1 a 6 de outubro de 2021 e contou com a participação de 119 times. Nove times brasileiros classificaram-se para as finais:

A equipe que representou a Universidade Federal do Ceará na final mundial do ICPC tem a seguinte formação:

O placar final da competição pode ser conferido no link. O melhor time do Brasil foi o time da Universidade de Brasília, que resolveu 5 problemas e ficou na 47a. colocação. O campeão latino-americano foi o time da Universidad de Buenos Aires. A equipe da Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá resolveu 2 problemas e ficou na 102a. colocação. Empatados com o mesmo número de problemas resolvidos com as seguintes universidades : Universidad de Chile, Yerevan State University, Indian Institute of Technology (ISM), Dhanbad, University of Utah, Indian Institute of Technology – Varanasi, Alexandria University – Faculty of Engineering, Institute of Computing – Federal University of Amazonas, Tishreen University, Universidade de São Paulo, Instituto de Informática – UFG, Syrian Virtual University, National Research Nuclear University MEPhI (Moscow Engineering Physics Institute), American University – Central Asia, Indian Institute of Technology – Patna e Universidad de Guanajuato – DCNE

Vale ressaltar que essa foi a primeira viagem internacional dos três discentes e a competição proporcionou um contato com competidores de várias instituições do mundo todo.

Fonte: Wladimir Tavares, professor no Campus da UFC em Quixadá | E-mail: wladimirufc@gmail.com