Campus de Quixadá é credenciada junto ao CATI/MCTI para projetos de Lei de Informática

Publicada em: 22 de setembro de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

O Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá obteve, no último dia 13 de setembro, através da Resolução CATI nº 230/2021, o credenciamento junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e poderá executar atividades de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) junto às empresas habilitadas a utilização dos incentivos da Lei de Informática.

Além do Campus de Quixadá, a UFC tem mais cinco unidades credenciadas, são elas: departamento de Computação, departamento de Engenharia elétrica, departamento Engenharia de Teleinformática, departamento de Física e a unidade UFC Virtual.

A Lei de Informática concede incentivos fiscais para empresas do setor de tecnologia (áreas de hardware e automação), que tenham por prática investir em Pesquisa e Desenvolvimento. A partir da publicação da Lei nº 13.969/2019, houve alteração na forma de utilização do incentivo, que passou a ser através de créditos financeiros, em substituição à desoneração de IPI existente anteriormente. O governo federal utiliza esse mecanismo para incentivar investimentos em inovação no setor de TIC para indústrias brasileiras com produção nacional.

As empresas beneficiárias da Lei de Informática precisam investir um percentual mínimo estabelecido por lei do seu faturamento resultante dos bens incentivados em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) referentes ao setor de tecnologias da informação e comunicação. Assim, como parte desta obrigação legal as empresas podem investir em projetos de PD&I junto a instituições credenciadas no CATI, o que traz a oportunidade de mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro da Universidade, como é o caso, a partir de agora, do Campus de Quixadá.

Fonte: Simone Nunes, coordenadora do Núcleo de Inovação do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: projetos@quixada.ufc.br