Campus de Quixadá: semestre 2021.2 marcará fase de transição e será ainda remoto

Publicada em: 14 de setembro de 2021 | Atualizada em: 31 de outubro de 2022

A direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá informa que estão sendo realizados os preparativos para o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas presenciais na UFC. O semestre 2021.2 marcará o início da transição para o formato presencial, que só deverá acontecer integralmente em 2022.1, caso os índices da Covid-19 continuem em declínio e o ciclo de vacinação da comunidade universitária se complete.

A decisão foi tomada pelo Conselho do Campus, em 19 de agosto de 2021, e a alteração tem como base o documento orientador emitido pela PROGRAD e fundamento no Decreto nº 34.173, de 24 de julho de 2021, do Governo do Estado do Ceará, que autorizou o retorno presencial nas instituições de ensino superior.

Ao longo de 2021.2, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá permanecerá ofertando disciplinas no formato remoto. As exceções serão as disciplinas QXD0121 – DESENHO I e QXD0150 – TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA SISTEMAS EMBARCADOS II, que ocorrerão em formato presencial. O ônibus do Campus fará o transporte dos alunos matriculados nas disciplinas.

EMBASAMENTO – O documento orientador emitido pela PROGRAD do semestre 2021.2 foi elaborado com base nos planos de retorno previamente enviados pelas unidades acadêmicas, na pesquisa aplicada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) com os discentes por meio do SIGAA em julho deste ano, na troca de experiências com outras instituições de ensino superior e na minuta da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Foram considerados, ainda, os documentos oficiais expedidos pelo Estado do Ceará sobre os planos de vacinação e as orientações contidas nos decretos que autorizaram a abertura para o sistema escolar.

Fonte: Direção do Campus da UFC em Quixadá | E-mail: secretariaquixada@ufc.br